Cummins celebra formatura da segunda turma do Programa Formare

Programa voltado à inserção de jovens da comunidade no mercado de trabalho é conduzido por funcionários voluntários da empresa

04.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
Juliana Sih

A Cummins celebrou a formatura da 2ª turma do Formare Cummins - Programa de Capacitação em Assistente de Produção e Serviços da Indústria Mecânica, no Auditório da UNG – Universidade de Guarulhos (SP), composta por 20 jovens. O evento contou com a presença de familiares, empresas parceiras e diretores da Cummins, incluindo Luis Pasquotto, presidente da Cummins América do Sul e vice-presidente da Cummins Inc.

“Essa graduação tem um significado muito especial. A Cummins tem uma força de trabalho que não mede esforços para contribuir com a Responsabilidade Corporativa e Social, porque entendemos que além de ser um valor da companhia é parte de nossa missão. Uma empresa só sobrevive quando gera prosperidade para acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e também à comunidade. Entendemos que a empresa não perpetua se o sucesso não for distribuído. Passamos por um momento econômico complicado, precisamos de novas lideranças e o futuro está nas mãos de jovens, com esse espírito de vencedor”, disse Pasquotto durante a solenidade.

O programa de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, iniciado em janeiro deste ano com 20 integrantes, contou nesta edição com maior engajamento por parte dos funcionários da empresa, 443 voluntários envolvidos em todos os processos, desde o recrutamento, seleção e ministrando aulas incluindo teoria e prática profissional, totalizando 5.400 horas. No ano anterior, a 1a. turma contou a colaboração de 262 funcionários que dedicaram mais de 3 mil horas ao programa.

Outras novidades também marcaram esta edição. Segundo Soraia Senhorini Franco, gerente da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins South America, “na prática profissional usamos o modelo de negócio da empresa para proporcionar aos alunos o entendimento de toda a cadeia produtiva da empresa, desde o processo de inicialização da produção até o pós vendas, passando pelas áreas fabril e administrativa. Foi um ano bem produtivo e de muito aprendizado, com riquezas de conteúdo e dedicação por parte dos voluntários que realizaram este trabalho com muito compromisso".

A 2ª turma Formare Cummins também contou com o engajamento de 36% do total de estagiários da Cummins nos principais processos, incluindo aulas ministradas. Baseado nas matérias lecionadas durante este ano letivo e nas atividades práticas profissionais, os jovens do programa também nesta edição, apresentaram um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Nas apresentações, vimos um conteúdo muito rico, um aprofundamento que discorreu à parte técnica. Foi muito gratificante ver a evolução de cada um desses jovens”, diz Luciana Capone, coordenadora do Formare Cummins.

O encerramento do curso foi formalizado em cerimônia que contou com algumas homenagens, inicialmente dedicada à participação dos estagiários, um agradecimento especial também aos Educadores Voluntários, aos alunos Jessica Maria Varges de Oliveira e Vinicius Carolino dos Santos Premoli, ambos com 100% de participação durante todo o ano letivo e uma homenagem especial também para a aluna Anna Beatriz Camargo Silva, que obteve os melhores resultados, se destacando durante o ano.

“O Formare foi muito importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Aprendi muito, inclusive a trabalhar a minha própria timidez. Também passei a acreditar mais em mim, no meu potencial e naquilo que sou capaz de fazer”, disse Anna. Para a aluna Jessica, “meu desenvolvimento é tão notável não somente por familiares e amigos, mas também por mim. Hoje tenho uma visão de futuro maior e passei a enxergar as coisas de uma maneira diferente, além de ter um leque bem maior de conhecimentos”.

A metodologia do Formare Cummins foi desenvolvida pela Fundação Iochpe, ONG existente há 26 anos no mercado. “O objetivo da graduação é essa maturidade, essa capacidade de transformação, a visibilidade no campo profissional e a inserção destes jovens no mercado de trabalho. Este programa é super importante não só para quem recebe, mas para todos que enxergam uma oportunidade para fazer um trabalho incrível de Responsabilidade Coorporativa”, afirma Adriano Rishi, patrono do Programa Formare Cummins e diretor de Engenharia da Cummins.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024