Curso aborda manejo de doenças em hortaliças cultivadas no estado do Amazonas

Produtores terão oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as principais doenças de hortaliças

05.10.2017 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Goss

Produtores familiares do município de Presidente Figueiredo (AM) terão oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as principais doenças de hortaliças cultivadas no estado do Amazonas e também formas de prevenir e evitar perdas no cultivo. Para tanto será realizado no dia 18 de outubro o curso “Manejo de doenças das solanáceas e cucurbitáceas cultivadas no Amazonas”, na comunidade Boa Esperança, zona rural do município. O curso é promovido o pela Embrapa Amazônia Ocidental, Banco da Amazônia (Basa) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário da Amazônia (Idam) e faz parte do projeto Pesquisa e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento da Produção de Hortaliças no Amazonas (HORTBASA).

Ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental Luadir Gasparotto e Marinice Oliveira Cardoso, o curso vai enfocar as doenças mais comuns, formas de diagnosticar e como evitar que atinjam a produção de uma propriedade. Na parte da manhã serão abordadas espécies da família das solanáceas, com destaque para o tomate, pimentão, berinjela e pimentas. Já no período da tarde, o foco serão plantas da família das cucurbitáceas: pepino, abobrinha, abóboras, maxixe e melancia.

Segundo a pesquisadora Marinice Oliveira Cardoso, o objetivo com a iniciativa é proporcionar informações sobre manejo que possam evitar ou diminuir a incidência de doenças no cultivo dessas espécies. “Ações de manejo desde a escolha de mudas saudáveis ou sementes de qualidade, preparação adequada do solo e época de plantio podem prevenir e evitar o aparecimento de doenças”. De acordo com a pesquisadora, a adoção dessas práticas é essencial para a produção de hortaliças, uma vez que o clima da região e extremamente propício para o aparecimento de doenças, trazendo perdas e prejuízos para os produtores.

Durante o curso, serão repassadas informações gerais sobre o cultivo de hortaliças, medidas de prevenção e controle, e os principais vetores de  doenças, como fungos, bactérias, vírus e nematoides. Para o pesquisador Luadir Gasparotto, dependendo do tipo de doença, o tratamento é diferenciado, por isso a necessidade de tentar identificar o que está acontecendo com as plantas afetadas para definir as estratégias de controle.   

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024