Curso de canola reúne profissionais em Passo Fundo, RS

​A 10ª edição do Curso de Canola reuniu cerca de 200 participantes na Embrapa Trigo

24.02.2017 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes

A 10ª edição do Curso de Canola reuniu cerca de 200 participantes na Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), no dia 22 de fevereiro. O evento foi promovido pela Abrascanola e Embrapa Trigo, com o patrocínio da Cooperativa Agrária.

Para o Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola), Luiz Gustavo Floss, o curso de canola já se tornou uma referência de qualificação na cultura que está refletindo os resultados no campo: “No passado, o produtor plantava canola um ano e abandonava a cultura na safra seguinte. Agora, vemos produtores experientes, que ampliam a área de cultivo a cada ano. Sem dúvida são resultados de uma assistência técnica mais preparada e do maior alcance na difusão de tecnologias para a canola”.

Para o Chefe Geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto, o papel da Embrapa, além de desenvolver pesquisas na canola, é trabalhar na transferência de tecnologias na cultura, ou seja, tornar o conhecimento acessível ao produtor e à assistência técnica. “Eventos, como dias de campo, palestras e cursos, são fundamentais para compartilhar os resultados da pesquisa”.

O bom uso das tecnologias disponíveis no cultivo da canola conduziram as palestras técnicas do curso. O equilíbrio nos custos de produção, cuidados na semeadura, eficiência na adubação, informação sobre híbridos e manejo de plantas daninhas, manejo de insetos e polinizadores, além de orientações para melhores resultados na colheita foram os temas apresentados na programação. “O rendimento da canola é mais limitado por falhas em aplicar, modificar e ajustar fatores de produção do que em função do clima e do solo”, conclui o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm.

Homenagens

Na abertura do evento foram homenageados profissionais que contribuíram com as pesquisas e práticas de manejo na cultura da canola. Foram homenageados o pesquisador da Sociedade Educacional Três de Maio, professor Marcos Caraffa; o pesquisador da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, Juliano Luiz de Almeida; e o Gerente Agrícola na Celena Alimentos, Vantuir Scarantti.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024