Curso para engenheiros agrônomos aborda uso dos fungos micorrízicos na agricultura

O objetivo foi treinar os técnicos da empresa no conhecimento sobre esses microrganismos, difundindo as bases para o manejo de inoculantes de FMAs e sua importância para a fitoproteção em diferentes agrossistemas de importâ

09.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Liliane Bello ​

O potencial dos fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) como vetores na agricultura para aumentar a absorção de água e nutrientes provenientes do solo foi explorado no curso Micorrizas arbusculares: manejo, inoculantes e fitoproteção associada a diferentes agrossistemas de importância econômica, ministrado pelo pesquisador da Embrapa Agrobiologia Orivaldo Saggin Jr. a engenheiros agrônomos da empresa Timac Agro, em Porto Alegre, no último dia 29. O objetivo foi treinar os técnicos da empresa no conhecimento sobre esses microrganismos, difundindo as bases para o manejo de inoculantes de FMAs e sua importância para a fitoproteção em diferentes agrossistemas de importância econômica.

Com atuação em todo o território nacional e focada no desenvolvimento de fertilizantes de produtos de nutrição vegetal, a empresa pretende lançar, ainda em 2018, um produto para estimular a comunidade nativa de fungos micorrízicos arbusculares do solo. “Há uma parceria formalizada entre a Embrapa Agrobiologia e a Timac Agro para a condução de um experimento que avalie em casa de vegetação a resposta do estimulante da comunidade nativa de FMAs em soja”, conta Orivaldo.

Participaram do curso cerca de 30 agrônomos do corpo técnico da Timac Agro, que atuam como supervisores regionais de marketing de grandes regiões brasileiras, cada um atendendo entre 100 e 200 representantes comerciais. O Instituto Nacional de Ciências Agrícolas de Cuba (Inca) também foi parceiro na atividade.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024