​Depositado pedido de patente de invenção de dispositivo para implementos agrícolas

Professor e aluno da FAMV/UPF e Empresa UPFParque depositaram no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) pedido de Patente de Invenção

28.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
UPF

Foi depositado, no dia 23 de setembro, sob número BR 10 2016 021917 5, no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), o pedido de patente “Dispositivo autônomo de indicação de nível para implementos agrícolas”. O depósito foi realizado em cotitularidade pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e pela INELCA Indústria eletrônica Ltda, sendo os inventores o professor do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (PPGAGRO/FAMV), Dr. Vilson Antonio Klein, o acadêmico do curso de Agronomia Andre Guilherme Daubermann dos Reis (bolsista Iniciação científica) e os engenheiros Daniel Luis Martins e Leandro Canal Bonfante, da INELCA. Todo o processo foi conduzido pela UPFTec.

A invenção pertence ao setor tecnológico de implementos agrícolas e refere-se a um dispositivo autônomo de indicação de nível. Mais especificamente, consiste em um dispositivo eletrônico equipado com interface homem-máquina (IHM), o qual é colocado sobre um veículo. Tal dispositivo possui o objetivo de indicar ao operador a posição do veículo no plano e ainda indica a ação a ser tomada para que o veículo se desloque em nível.

Levando em consideração que a realização de tarefas em nível, em áreas com topografia irregular, é uma tarefa complexa e difícil para o operador, conforme apontam os inventores, o dispositivo desenvolvido é capaz de analisar a inclinação lateral e frontal da máquina em relação a uma linha horizontal e a uma linha reta a frentes imaginárias perfeitamente planas. Além disso, existe a possibilidade de se configurar a inclinação dessas linhas no início do trabalho, para que a máquina, ao se deslocar, tenda a manter uma inclinação constante pré-definida, conforme a inclinação do momento inicial da tarefa.

De acordo com os inventores, a ideia da invenção surgiu da necessidade de oferecer aos agricultores um dispositivo simples e barato que pudesse indicar ao operador de máquinas agrícolas qual rota tomar para que o cultivo fosse feito em nível no terreno. A prática de cultivo em nível é uma prática muito eficiente para reduzir perdas de solo e água por erosão hídrica em áreas agrícolas. Tal procedimento vem sendo abandonado e esse equipamento poderá, de forma muito fácil, incentivar os agricultores a novamente adotar essa tão importante prática conservacionista.

Para lograr êxito, foi imprescindível o apoio da UPFTec, que intermediou e acompanhou todo o processo junto à empresa INELCA, que, incubada dentro do Parque Científico e Tecnológico do Planalto Médio, desenvolveu o equipamento, sob supervisão do professor Klein.

Os inventores ressaltam que medidas como essa de proteção de ideias são importantes e surgem da cooperação entre a pesquisa e empresas, possibilitando a formação e a capacitação de recursos humanos, a produção do conhecimento por meio de publicações e, principalmente, a oferta para a sociedade de soluções que melhorem a qualidade de vida e a proteção do ambiente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024