Dia de campo apresenta tecnologias para produção de banana

urante evento em Bambuí serão apresentados resultados de estudos desenvolvidos pela EPAMIG e pelo IFMG

03.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de comunicação Epamig

O 5º Dia de Campo de Bananicultura será realizado pela Empresa de Pesquisa de Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), no próximo dia 10, no Campus do Instituto Federal de Minas Gerais, em Bambuí. Serão apresentados estudos, com 11 variedades de bananas, instalados nos últimos seis anos, em Três Corações, Maria da Fé, Ijaci e Bambuí.

Também serão apresentadas técnicas de cultivo, irrigação e propagação da bananeira. De acordo com o pesquisador da EPAMIG, Lair Pereira, as cultivares de banana mais plantadas no Sul de Minas são: prata-anã, em grande maioria, nanina ou grande naine e maçã. Desde 2008, são realizadas pesquisas em parceria também com a Embrapa Fruticultura Tropical.

Segundo Lair, o trabalho realizado nas Unidades Demonstrativas da EPAMIG tem como intuito avaliar e selecionar as cultivares com melhores características agronômicas, além de identificar quais espécies possuem menores ciclos de produção e porte. "No período de quatro anos de avaliação, os materiais que melhor responderam e que podem ser indicadas para os produtores da região de Bambuí foram as cultivares Prata Catarina, Maravilha, Prata Gorutuba e PA 94-01".

O evento vai contar com a participação de produtores e pesquisadores que irão compartilhar suas experiências e o conhecimento em bananicultura. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer os ensaios de cultivares de bananeiras instalados no IFMG. A inscrição para 5º Dia de Bananicultura é gratuita e pode ser feita no local do evento.

Banana em MG

Minas Gerais é o terceiro maior produtor de banana do Brasil e, em 2016, produziu cerca de 773 mil toneladas da fruta. O Sul de Minas é segunda maior região produtora no estado, com previsão de 167 mil toneladas para 2017, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto 243: Pesquisa avaliou o comportamento de 11 variedades de bananas, nos últimos seis anos, em alguns municípios de Minas. Divulgação/EPAMIG

SERVIÇO

5º Dia de Campo de Bananicultura

Data: 10 de maio

Local: Campus IFMG - Fazenda Varginha - Rodovia LMG 827, km 5 (Bambuí-Medeiros)

Informações: (35) 3829-1190 EPAMIG / (37) 3431-4926 (IFMG Bambuí)

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024