Dia de Campo Competição de Cultivares supera expectativas da organização

​Cerca de 300 pessoas estiveram presentes na nona edição do Dia de Campo da Competição de Cultivares, que abre a agenda da AgroBrasília 2016

07.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Isabella Lucas

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes na nona edição do Dia de Campo da Competição de Cultivares, que abre a agenda da AgroBrasília 2016. O evento foi uma oportunidade para produtores rurais, estudantes, consultores técnicos, empresários e estudantes de agronomia conferirem o desempenho das 30 cultivares de soja, entre RR e RR Intacta. O plantio ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro passado.

O grande diferencial da Competição de Cultivares é a sua imparcialidade, uma vez que os materiais recebem os mesmos cuidados de manejo. Parceira da Coopa-DF na realização da Competição, a Emater-DF explicou ao público como foi a condução e o desenvolvimento das cultivares.

Um dos grandes fatores preponderantes para o sucesso da lavoura, o índice pluviométrico registrado entre novembro e março, preocupou os produtores. Isso porque ocorreu o chamado 'veranico', uma estiagem que durou quase todo o mês de dezembro e grande parte de janeiro. Apesar disso, o presidente da Coopa-DF, Leomar Cenci, acredita que as cultivares plantadas foram capazes de superar essa adversidade: “Temos aqui materiais de excelente qualidade. Com certeza teremos alguma surpresa, em função do veranico, mas apesar dele, temos uma expectativa de que alguns materiais cheguem a 80 sacas de soja por hectare".

O Dia de Campo da Competição de Cultivares é importante para os produtores do Planalto Central, uma vez que serve de orientação para o planejamento da próxima safra. Para João Nestor Antunes, produtor de grãos de Cristalina, o evento foi bastante proveitoso. “O dia de campo é muito interessante para o produtor rural, porque aqui temos contato com os lançamentos, tanto de variedades quanto de produtos. É muito importante, para nós, conhecer os materiais apresentados e ver como eles se comportam, para tentarmos levá-los pra nossa fazenda e produzir o máximo que conseguirmos".

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024