NOTÍCIAS

Dia de campo mostra resultados da integração lavoura-pecuária no Médio-Norte de MT

  • 28/10/2015 |
  • Gabriel Faria
Pela terceira vez, a fazenda Platina, no município de Santa Carmem, abrirá sua porteira para um dia de campo sobre integração lavoura-pecuária. O evento será no próximo dia 7 de novembro, a partir das 7h30, e é realizado pela Embrapa, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) e parceiros.

De propriedade de Valdemar Antoniolli, a Fazenda Platina adota a integração lavoura-pecuária em quase toda sua área e vem colhendo os benefícios do sistema integrado. Tanto na agricultura quanto na pecuária, os resultados têm sido muito superiores à média da região.

Neste dia de campo, além de conhecer o sistema adotado na fazenda, os participantes percorrerão um circuito de estações temáticas que abordarão lavoura, pecuária e floresta.

Programação

As inscrições para o dia de campo serão abertas no dia do evento, a partir das 7h30. Após a abertura, haverá uma palestra sobre o panorama macroeconômico para o ano agrícola 2015/2016 e a gestão econômica da propriedade rural, além de uma apresentação dos incentivos do Projeto Rural Sustentável e do Cipem.

Na sequência, os participantes serão divididos em três grupos e percorrerão o circuito de estações de campo. Em uma delas os proprietários da Fazenda Platina apresentarão a evolução da integração lavoura-pecuária na fazenda e os principais resultados agropecuários da safra 2014/2015. Ainda nesta estação, serão abordadas as características e manejo de doenças como mancha alvo e soja louca 2.

Os novos lançamentos de materiais forrageiros da Embrapa (BRS), a implantação e manejo de pastagens na integração lavoura-pecuária estarão na estação destinada à pecuária. Além disso, será apresentado e discutida a experiência com manejo de pastagem em sistema silvipastoril da Fazenda Bacaeri, em Alta Floresta, que há mais de 20 anos consorcia capim com silvicultura de teca.

Na estação sobre o componente florestal na integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), uma palestra abordará as razões para se plantar árvores e o cenário atual das florestas plantadas. Além disso, haverá uma apresentação sobre a fixação biológica de nitrogênio em leguminosas e também em gramíneas.

O 3º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária da Fazenda Platina conta com patrocínio da Rede de Fomento à ILPF, grupo formado pela Cocamar, Dow Agrosciences, John Deere, Parker, Schaeffler, Syngenta e Embrapa para fomentar a transferência de tecnologia sobre sistemas integrados de produção em todo o país. ver mais notícias