NOTÍCIAS

Diretoria anuncia novo chefe-geral da Embrapa Rondônia

  • 26/11/2015 |
  • Renata Silva

A Diretoria-Executiva da Embrapa divulgou o resultado do processo de seleção para a escolha do novo chefe-geral da Embrapa Rondônia, com a confirmação do pesquisador Alaerto Luiz Marcolan para o cargo. Ele substitui o pesquisador César Teixeira, que ocupa a chefia-geral da Unidade desde 2009. A data da posse de Marcolan deve ser divulgada em breve, conforme os trâmites administrativos do processo.

O processo de seleção para o cargo de chefe-geral da Embrapa Rondônia foi aberto pela Resolução Normativa (RN) n° 17, de 17 de julho de 2015 e as inscrições foram realizadas de 13 de agosto a 11 de setembro deste ano. As etapas do processo contaram com avaliação de documentação; defesa pública da proposta de trabalho do candidato, conduzida pelo Comitê de Avaliação e Seleção (CAS), responsável pelo processo de recrutamento e seleção de chefe-geral; avaliação da capacidade e o potencial gerencial do candidato; e entrevista realizada pela Diretoria-Executiva da Embrapa.

Conheça o novo chefe-geral

O pesquisador Alaerto Marcolan possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lotado na Embrapa Rondônia desde novembro de 2006. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Fertilidade do Solo e Adubação, Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Como gestor, atuou como supervisor do Laboratório de Análise de Solos e Plantas da Embrapa Rondônia, secretário executivo do Comitê Técnico Interno (CTI) da Unidade e foi presidente do Comitê Local de Propriedade Intelectual (CLPI). Exerceu também o cargo de chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia e foi chefe adjunto substituto de Pesquisa e Desenvolvimento desta Unidade. Assumiu ainda, como substituto, o cargo de chefe-geral da Embrapa Rondônia. O pesquisador desempenhou também a função de diretor do Núcleo Regional Amazônia Ocidental da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, atuou como membro substituto do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Rondônia e como coordenador da II Reunião Regional de Ciência do Solo na Amazônia Ocidental.

Marcolan participou também da geração de importantes tecnologias para Rondônia, tais como: extensão de recomendação de dez cultivares de feijão (2010); zoneamento das áreas aptas ao Sistema Plantio Direto (2011); e elaboração de Sistemas de Produção (Arroz, Milho, Café, Banana, Abacaxi, Teca, Bandarra e Leite). O pesquisador é editor do livro Café na Amazônia, que deve ser lançado em breve, e é membro do Grupo Gestor do Arranjo Consolidação do Sistema Plantio Direto na Amazônia (SPDAMAZON), diretor do Núcleo Regional Noroeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e conselheiro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

ver mais notícias