NOTÍCIAS

Docente da Usalq é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

  • 08/01/2016 |
  • Caio Albuquerque

Foto: Gerhard Waller

O professor do Departamento de Ciência do Solo, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), Fernando Dini Andreote, acaba de ser nomeado como um dos 5 pesquisadores do Estado de São Paulo, todos com menos de 40 anos, como afiliado da Academia Brasileira de Ciências. O mandato tem validade de 5 anos, de 1º de janeiro de 2016 até 31 de dezembro de 2020.

“Pessoalmente, este tipo de nomeação não fazia parte de meus anseios, por considera-lo difícil de ser atingido. Me sinto muito lisonjeado, mas igualmente tomado de grande responsabilidade, pois carrego junto ao meu nome a nossa instituição, pela qual quero prezar e contribuir da forma mais eficiente possível. Espero que esta oportunidade se reflita em ovas possibilidades de desenvolvimento do grupo de pesquisa em que atuo, do Departamento em que estou alocado ao aos cursos de pós-graduação do qual faço parte", declarou o docente.

Além de Andreote, foram eleitor pele Regional São Paulo Daniel José Galafasse Lahr, Luiz Henrique Soares Gonçalves de Lima, Marco Aurélio Ramirez Vinolo e Vanessa Testoni.

Fernando Dini Andreote é professor Associado em Microbiologia do Solo ESALQ. Engenheiro agrônomo e doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela mesma instituição, atualmente coordena o Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola da ESALQ. Atua na área de Microbiologia do Solo e Ambiental, com enfoque em análises independentes de cultivo de comunidades microbianas e metagenômica. Estuda comunidades microbianas em áreas naturais, como os biomas Mata Atlântica, Caatinga e Manguezais, e em áreas de produção agrícola, com destaque para áreas de cultivo de cana-de-açúcar.

ver mais notícias