​Dourados e Rio Brilhante (MS) enfrentam geada

Noite mais fria do ano prejudica safra. Os dados foram obtidos pelas Estações Agrometeorológicas de Dourados e Rio Brilhante, MS

13.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Christiane Congro Comas

A noite mais fria do ano de 2016 em Dourados e Rio Brilhante, segundo dados do Guia Clima, sistema de monitoramento agroclimático da Embrapa Agropecuária Oeste que disponibiliza dados em tempo real pela internet, foi registrada hoje, segunda (13), por volta das 67h30 da manhã. Os dados foram obtidos pelas Estações Agrometeorológicas de Dourados e Rio Brilhante.

A massa de ar polar que encontra-se na região é a responsável pelas baixas temperaturas registradas tanto hoje, quanto no domingo (12). O frio intensoprovocou a ocorrência degeada de média intensidade em Dourados e forte intensidade em Rio Brilhante. Hoje, às 6h28, Dourados registrou a temperatura mais fria do ano, com 2.0ºC. No domingo, os termômetros registraram2.3ºC às 6h41. Já em Rio Brilhante, onde a Embrapa Agropecuária Oeste mantém outra estação meteorológica, as temperaturas foram ainda menores. Nessa segunda-feira, às 4h44, a mínima chegou a 0.8ºC, onde ocorreu geada em intensidade forte.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz relembra que em 2015 e 2014 foram anos caracterizados por invernos amenos, ambos sem geadas na região. Desta forma, historicamente nesses dois municípios as temperaturas baixas com geada ocorreram anteriormente em 24 de julho de 2013, quando Dourados registrou temperatura negativa de 0.7ºC e Rio Brilhante temperatura negativa de 1.6ºC.

Ricardo explica que a massa de ar polar vem do extremo Sul do hemisfério e é caracterizada por dias ensolarados, com alta pressão atmosférica. "Estamos agora numa massa de ar polar, que chegou após um período de chuvas (presente na frente fria)", disse Fietz.

Ele destaca que a tendência é que os dias de frio intenso já estejam acabando, pois a massa de ar polar deve dissipar-segradativamente ao longo dos próximos dias, com previsão de temperaturas mínimas de 15ºC a partir do final de semana.

Segundo ele, as lavouras de milho em que o grão ainda não está totalmente formado são suscetível a geada. "Os agricultores que semearam suas lavouras tardiamente devido as chuvas excessivas poderão ficar com suas plantações comprometidas", disse ele.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024