​Dow AgroSciences apresenta extensão de bula do inseticida Delegate para controle de psilídeos em citros

Agora, o produto pode ser utilizado para combater o vetor do “greening” – principal doença da citricultura

03.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Flávia Toledo

A Dow AgroSciences acaba de obter a inclusão do alvo psilídeo na cultura de citros, no inseticida Delegate. O produto, destinado ao mercado de hortifrúti, já oferecia multicombinações para o controle de 32 pragas diferentes em 44 culturas, e agora combate também a praga Diaphorina citri (popularmente conhecida como psilídeo).

O psilídeo é o inseto transmissor do greening (Huanglonbing/HLB ou amarelão do citros), principal doença da citricultura. As árvores se contaminadas quando jovens não chegam a produzir frutos, enquanto as adultas sofrem grande perda na produção. Os pomares com alta incidência de doenças, devem ser eliminados, como forma de diminuir novas infestações em pomares sadios.

Recentemente, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) realizou um levantamento apontando que 17,89% das laranjeiras do parque citrícola de São Paulo e das regiões do Triângulo e Sudoeste de Minas Gerais sofrem com o greening (HLB), doença que compromete a produtividade dos pomares. O número corresponde a 35 milhões de plantas doentes no campo, destas 44% apresentam sintomas severos, o que significa uma perda de produção em torno de 50% nas árvores afetadas, devido à queda prematura de frutos e à redução do porte das mesmas.

“A biologia da praga dificulta muito o controle, pois o ciclo de vida do psilídeo, dependendo da temperatura, pode chegar a 15 dias, ocorrendo até 20 gerações em um ano. Além disso, a fêmea pode produzir até 800 ovos por ciclo”, explica Gabriel Dornelas, pesquisador da Dow AgroSciences.

Com a extensão da bula do Delegate, o citricultor agora conta com uma opção para o melhor manejo de psilídeo no pomar, diminuindo os prejuízos e a transmissão do greening para pomares sadios.

“O Delegate possui um modo de ação diferenciado na cultura do citrus, pois alia alta performance e residual prologando. O alto número de aplicações ao longo do ano e as poucas opções de controle disponíveis ao citricultor, resultam em uma combinação muito perigosa para aumento da pressão de seleção de individuos resistentes. Assim, torna-se uma ferramenta indispensável ao manejo de resistência e ao MIP”, afirma André Baptista, Gerente de Marketing para Citrus e Hortifruti da Dow Agrosciences.

Vencedor do Green Chemistry Award, o Delegate foi reconhecido pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) como uma das tecnologias verdes mais inovadoras e sustentáveis do mundo. Além disso, também ganhou o prêmio Agrow Award, na categoria Best New Crop Protection Product (Melhor Novo Produto para a Proteção de Cultivos).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024