Dow AgroSciences inicia Programa de Aplicação Responsável 2016

O programa passará por mais de 200 cidades do Brasil, com objetivo de treinar agricultores de grandes culturas e cana-de-açúcar e ressaltar a importância das boas práticas na aplicação de defensivos agr&iacu

24.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Catarina Bretas

Nesta semana, iniciam-se os treinamentos do Programa de Aplicação Responsável, um dos projetos de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, desenvolvido com o intuito de promover a responsabilidade durante a aplicação de defensivos agrícolas e garantir a sustentabilidade do agronegócio. Em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, o Programa será realizado até o final de novembro deste ano, em todas as regiões do Brasil. A meta planejada para 2016 prevê 250 treinamentos com capacitação de cerca de 5 mil agricultores, técnicos e operadores de pulverizadores.

Voltados às grandes culturas e cana-de-açúcar, os treinamentos deste ano também serão focados em campos de produção de sementes, hortifruti e agricultura familiar, ressaltando o comprometimento da empresa com a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva e reforçando a qualidade e segurança na aplicação de defensivos. Para capacitar os participantes, os mestrandos e doutorandos do Curso de Agronomia da Unesp compartilham durante meio dia de campo, os conceitos de aplicação responsável de forma teórica e por meio de simulações práticas.

“O objetivo principal do Programa de Aplicação Responsável é realizar ações de extensão para apresentar aos produtores rurais os conceitos de boas práticas na aplicação de defensivos agrícolas, além de conscientizar e incentivar a adoção destas iniciativas, a fim de otimizar recursos, reduzir o impacto no meio ambiente e prover maior sustentabilidade para o agronegócio”, comenta a coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, Ana Cristina Pinheiro. “A ideia é melhorar a eficiência da tecnologia de aplicação, por meio da correta manutenção e calibração dos pulverizadores a campo, da escolha criteriosa do tamanho de gotas e do volume de aplicação e da verificação das condições climáticas no momento das aplicações, com isso, o produtor otimiza suas operações, reduz perdas e melhora sua produtividade”, complementa.

O investimento em tecnologia e educação está dentro dos objetivos da empresa que foca na importância dos treinamentos para a capacitar e disseminar as melhores recomendações por meio de práticas integradas em todas as etapas do processo de cultivo e produção. Desde o seu início, o programa treinou cerca de 12.500 profissionais do campo sobre a importância das boas práticas agrícolas, com foco nos conceitos de tecnologia de aplicação.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024