Dow AgroSciences reforça a importância de ações de Boas Práticas Agrícolas para uma agricultura sustentável no VIII SINTAG

Tecnologia de Aplicação é uma preocupação da empresa, que participa do evento com o intuito de discutir tendências, inovação e os problemas que mais afetam os agricultores no país

08.09.2017 | 20:59 (UTC -3)
Fabiana Treu

Entre os dias 11 e 13 de setembro, a Dow AgroSciences participa do VIII SINTAG (Simpósio Internacional de Técnicas de Aplicação) em Campinas, interior de São Paulo. Uma das principais patrocinadoras do evento, a empresa investe fortemente em um Programa de Boas Práticas Agrícolas, com o intuito de promover a sustentabilidade do agronegócio e melhorar a performance e rendimento do produtor rural.
“Acreditamos que esta é uma oportunidade única de discutir com a academia e profissionais do setor tudo que envolve a tecnologia de aplicação e os impactos que uma aplicação bem-feita tem para o agricultor”, explica Luiz Henrique Telles, diretor de Assuntos Regulatórios e de Boas Práticas Agrícolas. Há cerca de sete anos, a empresa realiza treinamentos para profissionais do setor agrícola dentro do Programa de Aplicação Responsável e desenvolveu uma metodologia de treinamento própria, em parceria com a Unesp.
O programa Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences é sustentado por quatro pilares: Manejo de Plantas Daninhas, Manejo Integrado de Pragas, Tecnologia de Aplicação e Segurança do Trabalhador, que são disseminados por meio de ações educativas in loco (treinamentos), como o Programa de Aplicação Responsável e Expedição Agricultura para a Vida; e por meio digital. Na Biblioteca Digital, é possível encontrar e-books, artigos, vídeos, entre outros, por meio da conectividade e a interação rápida e acessível. As iniciativas contam com conteúdo altamente qualificado e desenvolvido para que os profissionais e interessados possam conhecer e adotar as recomendações, a fim de otimizar recursos e garantir a sustentabilidade do agronegócio.
De acordo com Ana Cristina Pinheiro, coordenadora do Programa Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, “desenvolver iniciativas que beneficiem o dia a dia do produtor rural e que estejam alinhadas aos seus desafios é uma grande preocupação da companhia”. Para ela, o programa de Boas Práticas Agrícolas é um forte aliado nesse objetivo. 
Para quem quiser ampliar seus conhecimentos sobre o assunto, a empresa convida a conhecer o estande e os materiais de Boas Práticas Agrícolas disponíveis. Especialistas estarão disponíveis para tirar as dúvidas dos participantes.
Academia mostra inovação em projetos que serão premiados durante o Sintag
Para marcar ainda mais a presença de seu Programa de Boas Práticas, no dia 12 de setembro, a Dow AgroSciences anuncia os vencedores do 4º Prêmio Dow AgroSciences de Tecnologia de Aplicação. A premiação tem o objetivo de incentivar ações que visem aprimorar a metodologia da pesquisa científica em trabalhos que tratem da aplicação de produtos fitossanitários.
Ao todo foram 64 trabalhos inscritos e três deles serão premiados com somas em dinheiro. O primeiro colocado, além da quantia em dinheiro, será convidado para visitar a sede da Dow AgroSciences, em São Paulo, para apresentar seu trabalho aos líderes dá a área de pesquisa da empresa, que também apoiará a publicação dessa pesquisa em uma revista especializada.
A escolha dos vencedores é feita por um grupo que envolve uma comissão externa à comissão científica do evento, composta por profissionais das áreas técnica, científica e acadêmica correlatas ao tema de tecnologia de aplicação. A pré-seleção dos trabalhos é feita por meio de pontuação que leva em consideração os seguintes aspectos: detalhamento, aplicabilidade, inovação tecnológica, e referências bibliográficas. Ao final deste processo, a comissão julgadora determina a ordem de classificação dos mesmos.
 “O comprometimento em difundir boas práticas em prol de uma agricultura mais sustentável sempre foi um dos pilares da companhia. Ao longo dos anos temos realizado diversas iniciativas para unir e beneficiar agricultores, comunidade científica e sociedade com informação, treinamento e capacitação. Esta é a melhor maneira para juntos praticarmos uma agricultura responsável, produtiva e segura”, afirma Luiz Henrique Telles.
Tendências em Tecnologia de Aplicação serão discutidas em palestra promovida pela empresa
Outro destaque da empresa ficará por conta da participação da Líder Global de Pesquisa e Desenvolvimento para Produtos da Dow AgroSciences, Melissa Johnson, que palestrará no auditório do evento no dia 12 de setembro, entre 16h15 e 17h, e abordará as tendências em tecnologias de aplicação associadas às formulações já existentes e outras que serão lançadas pela companhia. Em sua apresentação, a pesquisadora irá apresentar estratégias de como reduzir as derivas físicas associadas às condições de aplicação e a composição da formulação para a obtenção de um excelente desempenho com menor potencial de deriva.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024