NOTÍCIAS

Dow realiza parceria para promover segurança alimentar em toda a cadeia de valor

  • 30/09/2015 |
  • Mariana Pitta
Com o aumento contínuo da população global, a Dow, empresa do setor químico, está inovando na linha de frente dos desafios globais de sustentabilidade ao aproveitar sua expertise em ciência e tecnologia, em conjunto com parcerias público-privadas, de forma a possibilitar uma transição para um planeta e para uma sociedade mais sustentáveis. A parceria recentemente anunciada pela Companhia com a AgroLAC – uma plataforma de financiamento com foco na preservação e maximização dos recursos naturais na América Latina e do Caribe, áreas ricas em recursos naturais, por meio do avanço das soluções de agricultura sustentável – demonstra o forte compromisso da Dow com a sustentabilidade e sua liderança em importantes áreas de foco para toda a cadeia de valor de alimentos, desde a agricultura sustentável até embalagens.

"Com suas riquezas naturais, a América Latina possui enorme potencial para a produção e exportação de alimentos", disse o presidente da Dow para a América Latina, Pedro Suarez. "Com uma população que deverá atingir mais de 9 bilhões até 2050, aproveitar esse potencial de forma sustentável exigirá um esforço contínuo e planejado, e parcerias por toda a indústria agrícola da América Latina."

Por meio de suas operações na região, bem como suas tecnologias e soluções inovadoras, a Dow tem demonstrado sua liderança para influenciar as práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor dos alimentos. Em conjunto com essas práticas e suas soluções científicas, a Dow tem contribuído para reverter as tendências ambientais preocupantes, que representam uma ameaça a longo prazo para os recursos naturais da região.

"Na Dow AgroSciences reconhecemos o papel que os agricultores e pecuaristas desempenham na cadeia de valor global de alimentos e estamos colaborando com parceiros em toda a cadeia de valor para apoiar as práticas e soluções sustentáveis que nos permitam contribuir da melhor forma para alimentar um mundo cada vez maior", disse Tim Hassinger, presidente e CEO da Dow AgroSciences. Hassinger acrescentou: "Para isso, estamos desenvolvendo tecnologias que permitam aos agricultores expandir a produção de alimentos utilizando menos de nossos recursos naturais limitados."

A parceria da Dow com organizações como a Mesa Redonda Brasileira de Pecuária Sustentável, por exemplo, tem proporcionado aos agricultores e pecuaristas locais acesso a tecnologias e práticas agrícolas que estão ajudando a aumentar a produtividade agrícola. Esta parceria já ajudou a aumentar a produção de gado por hectare em seis fazendas-modelo, eliminando ervas daninhas e promovendo pastos mais nutritivos. Este é apenas um dos trabalhos já em curso na América Latina.

Por meio da parceria com a AgroLAC, a Dow une forças com formadores de opinião de todos os setores da agricultura e de negócios. Como parte das Metas de Sustentabilidade 2025 da Companhia, as colaborações são um elemento-chave para fazerem avançar os esforços que tenham foco em sustentabilidade, e, juntos, expandirem esses esforços e influenciarem a produção e o consumo sustentável de alimentos. Com soluções que incluem desde o aumento da produtividade, até as que ajudam a reduzir em quase 40% o desperdício de alimentos, a Dow está liderando o modelo para a colaboração e abrindo o caminho para um planeta e sociedade mais sustentáveis. ver mais notícias