​DuPont assina compromisso da ONU Mulheres pela igualdade de gêneros

O documento relaciona as sete premissas que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento feminino

09.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A DuPont Brasil aderiu aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres” (WEP, sigla em inglês), estabelecidos pela ONU Mulheres e pela Rede Brasileira de Pacto Global. Agora, a DuPont está entre as 150 empresas brasileiras engajadas neste projeto, que objetiva trabalhar sete premissas pela igualdade de gêneros dentro das corporações.

A assinatura ocorreu no dia 7 de março, durante evento especial na sede da companhia, localizada em Barueri (São Paulo). Na ocasião, Priscila Vansetti, presidente da DuPont Brasil, e Adriana Carvalho, coordenadora dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres, participaram de um debate sobre o papel das empresas no desenvolvimento das mulheres no mundo corporativo e na sociedade.

“Na DuPont, trabalhamos ativamente para que mais mulheres exerçam funções de liderança. Dessa forma, toda iniciativa que possa estimular a maior participação feminina é sempre bem-vinda”, destacou Priscila, a primeira executiva a assumir a presidência da subsidiária brasileira.

Segundo Priscila, promover a igualdade de gêneros dentro da companhia faz parte das iniciativas da DuPont para promover um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo e diverso. “Hoje, temos um grupo de mulheres líderes que se reúne mensalmente para discutir ações que possam promover o desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal de mulheres. Posso dizer que na última década alcançamos resultados importantes, com mulheres na liderança de negócios e funções. No entanto, queremos melhorar ainda mais nossos índices”, destaca.

Hoje, a DuPont Brasil também oferece um pacote de benefícios que atende às necessidades do público feminino, como benefícios flexíveis, home-office, licença-maternidade de seis meses e banco de leite na própria empresa. Recentemente, a empresa também estendeu a licença-paternidade para 20 dias.

Os princípios do empoderamento feminino

O documento, disponível AQUI, propõe o empoderamento de forma que as mulheres sejam integradas em todos os setores e níveis das atividades econômicas. Confira cada um deles:

1.Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero;

2.Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não-discriminação;

3.Garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e as trabalhadoras;

4.Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres;

5.Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres;

6.Promover a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária; e

7.Mediar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.

Compromisso com a diversidade e inclusão

Respeito às pessoas é um dos valores corporativos da DuPont, que trabalha ativamente para promover atividades de inclusão e um ambiente ainda mais diverso. Em 2004, a empresa foi uma das primeiras do país a permitir a inclusão do companheiro do mesmo sexo em planos de assistência médica, hoje obrigatório por lei. Naquela época, a DuPont também já concedia o reembolso de 75% na compra de medicamentos, o funcionário só precisava comprovar a união estável.

A DuPont também faz parte das empresas que aderiram ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT, comprometendo-se publicamente a fortalecer ou criar ações ligadas à promoção dos direitos LGBT no Brasil.

No ano passado, a empresa também assinou a carta da Iniciativa Empresarial para a Igualdade Racial, uma iniciativa da Afrobras e da Faculdade Zumbi dos Palmares para a inclusão de jovens negros no mercado de trabalho.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024