Dupont destaca novo programa de tratamento contra pragas

Segundo a DuPont, campos demonstrativos validaram o Programa Verimark e Benevia na comparação ao tratamento padrão das pragas broca-pequena-do-tomateiro, mosca minadora e mosca-branca

03.10.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

O controle das principais pragas que incidem sobre o tomate resultou em um ganho médio de produtividade de 19 caixas por 1 mil pés da fruta. Os dados foram divulgados esta semana e apurados em cerca de 81 campos demonstrativos realizados desde 2011 pela DuPont Proteção de Cultivos, com objetivo de comparar o Programa Verimark e Benevia, da empresa, ao tratamento tradicional adotado contra as pragas broca-pequena-do-tomateiro, mosca minadora e mosca-branca.

Segundo a companhia, os ensaios a campo foram realizados no período de 2011 a 2015, na etapa anterior ao lançamento do programa. “O manejo eficaz dessas três pragas importantes resultou em plantas de tomate vigorosas, bem como no melhor estabelecimento da cultura e qualidade superior da colheita”, assinala o engenheiro agrônomo Luis Grandeza, gerente de marketing HF da DuPont. Na média geral dos campos, informa ele, o programa da DuPont resultou em 218 caixas por 1 mil pés, ante 199 caixas por 1 mil pés obtidas com o tratamento padrão.

De acordo com Grandeza, Benevia e Verimark são inseticidas desenvolvidos a partir do ingrediente ativo Ciantraniliprole. Ambos os produtos, diz o agrônomo, agem com alta performance nos receptores de rianodina de insetos mastigadores e sugadores, nas diversas fases de desenvolvimento destes.

O gerente da DuPont ressalta ainda que Verimark também está registrado para outras 27 culturas, e Benevia para mais 29. Os produtos, segundo Grandeza, vêm sendo aplicados com sucesso também nas culturas de café, feijão, melão, repolho, abobrinha, alface e outras, sobretudo hortifrútis.

“O programa Verimark e Benevia apresenta diferenciais medidos em todas as culturas para as quais os produtos têm registro, principalmente na comparação aos tratamentos-padrão que vêm sendo adotados tradicionalmente pelos produtores”, enfatiza Grandeza. Ele destaca ainda que os produtos são de baixa carência.

Segundo a DuPont, Verimark é indicado para aplicações de solo, e Benevia, foliares. “A ação integrada dos produtos proporciona alta sistemicidade e longo período de controle de pragas”, finaliza Grandeza.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024