​Em Cruz Alta, Seminário Expedição Safra 2016/17 debate produção e mercado

Evento no Rio Grande do Sul reuniu mais de 80 participantes e abriu série de encontros técnicos pelo Brasil

25.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Camila Castro

Polo produtivo do Rio Grande do Sul e referência nacional no cultivo de grãos no país, Cruz Alta (RS) recebeu a primeira das sete etapas do Seminário Expedição Safra 2016/17. O encontro técnico ocorreu na quinta-feira (24), na sede da C.Vale e reuniu mais de 80 participantes de todos os elos da cadeia produtiva do estado, como representantes de agroindústrias e cooperativas, agentes financeiros e produtores agrícolas. Os debates foram pautados pelo tema “Safra cheia desafia mercado e retomada da produção no Brasil” e apontou tendências para o setor continuar crescendo com sustentabilidade.

“O agronegócio é fundamental para a economia brasileira, mas precisa ser mais competitivo, mais eficiente. Para isso, é preciso informação especializada, para que o setor possa se planejar e continue tendo participação decisiva no desenvolvimento econômico e social do país”, destacou o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Durante a programação, Ferreira falou sobre o impacto da produção norte-americana de grãos nos preços internacionais. O analista de mercado da INTL FCStone, Fabio Rezende, também palestrou sobre fertilizantes.

Para o anfitrião do evento, o gerente regional da C.Vale em Cruz Alta, Luciano Trombetta, reunir o setor para debater tendências é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. "Tratamos de uma forma muito séria a maneira como passamos a informação aos produtores. Eventos como esse, que mostram o cenário atual, só agregam ao produtor que merece dados concretos, que deem sustentabilidade às tomadas de decisões". É a segunda vez, nos 11 anos de história do projeto, que a Expedição Safra realiza um seminário na cidade em parceria com a cooperativa.

Próximas datas

Até o final da temporada 2016/17, serão realizados sete Seminários Expedição Safra em diferentes regiões do país. Depois de Cruz Alta (RS), a cidade de Barreiras (BA) vai receber o encontro no dia 05 de dezembro e marca o início do roteiro pela região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Para acompanhar a equipe de técnicos e jornalistas na estrada, acesse www.expedicaosafra.com.br.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024