Embrapa capacita técnicos sobre patologia e tratamento de sementes de soja

O treinamento voltado para a área de patologia de sementes e tratamento de sementes com fungicidas na cultura da soja teve duração de 8 horas/aula e foi realizada no dia 30 de outubro

14.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Christiane Congro Comas

Com o objetivo de qualificar a equipe do laboratório de sementes da Fundação Chapadão, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Augusto Cesar Pereira Goulart realizou um treinamento, na cidade de Chapadão do Sul, MT. O treinamento voltado para a área de patologia de sementes e tratamento de sementes com fungicidas na cultura da soja teve duração de 8 horas/aula e foi realizada no dia 30 de outubro.

Augusto explica que a semente de soja tem um importante papel no estabelecimento da lavoura, pois a maioria das doenças de importância econômica que ocorrem na cultura da soja é causada por patógenos que são transmitidos pelas sementes. “Através das sementes esses microorganismos são introduzidos em novas áreas e se disseminam pela população de plantas, como focos primários de doenças”, salienta o pesquisador.

Segundo ele, os exemplos mais evidentes de doenças que foram disseminadas através das sementes são: antracnose (Colletotrichum truncatum); cancro da haste (Diaporthe phaseolorum f. sp. meridionalis) e podridão branca da haste e da vagem (Sclerotinia sclerotiorum).

 Augusto explica que o tratamento de sementes com fungicidas pode impedir ou retardar a disseminação desses patógenos e destaca que “para reduzir a disseminação de patógenos via sementes, o melhor método é o uso de sementes livres de contaminações ou dentro de padrões de tolerância estabelecidos para a cultura”. Ele explica ainda que o manejo integrado das doenças da soja consiste em adotar práticas conjuntas necessárias à obtenção de uma lavoura sadia e, consequentemente, à produção de sementes de alta qualidade e com baixos níveis de patógenos.

 “A capacitação realizada pela Embrapa foi muito importante para aprimorarmos nossos conhecimentos, bem como ampliação na qualificação da equipe para que possamos ofertar um serviço que dê mais garantia ao produtor rural e, com isso, mais segurança na produção da região. Acreditamos que o nosso maior investimento são as pessoas e o conhecimento faz parte desse capital”, destaca o diretor executivo da Fundação Chapadão, Edson Pereira Borges.

 Serviços -  O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, explica que a Unidade dispões de um catálogo de soluções tecnológicas. Dentre os produtos, destacam-se as capacitações e as consultorias que podem ser realizadas por seu corpo técnico altamente qualificado. “Esses produtos tem como público alvo técnicos da assistência técnica rural privada e/ou pública e fundações”. Mais informações acesse o Portal da Embrapa Agropecuária Oeste. Clique aqui.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024