Embrapa Cocais marca presença na IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo, em Teresina, PI

​De 27 a 30 de novembro, no Blue Tree Towers Rio Poty hotel em Teresina, PI, está sendo realizada a IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo (IV RNCS)

29.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Flávia Bessa ​

De 27 a 30 de novembro, no Blue Tree Towers Rio Poty hotel em Teresina, PI, está sendo realizada a IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo (IV RNCS), que, simultaneamente, desenvolverá o I Simpósio Piauiense de Ciência do Solo. O tema é o Uso Sustentável do Solo para Segurança Alimentar no Nordeste Brasileiro.

O evento reúne cientistas e professores para abordar aspectos importantes como educação em solos, tipos de solos no Brasil, análises, suprimentos, nutrientes, degradação, agricultura familiar, biomas e os grandes temas solos e segurança alimentar.

A chefe-geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, vai realizar palestra sobre “Pronasolos – perspectiva e contribuição para o nordeste brasileiro” no dia 29 de novembro. O Programa Nacional de Solos - PronaSolos é uma iniciativa inédita, de grandes proporções, que vai elevar o conhecimento sobre os solos do território nacional. A coordenação é da Embrapa Solos. O Maranhão definiu as áreas prioritárias para mapeamento de solos a curto e médio prazos no âmbito do Pronasolos. Confira matéria e mais informações sobre o Pronasolos.

Segundo Maria de Lourdes, o programa vai gerar dados e informações de solos, com diferentes graus de detalhamento, para elevar o conhecimento sobre os solos do Brasil e, assim, subsidiar políticas públicas e gestão territorial, promover a agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão de crédito agrícola. “Entre outras aplicações, pode-se citar o incentivo a projetos de irrigação e à estocagem de carbono para mitigar as emissões de gases de efeito estufa - por meio da manutenção ou do sequestro desse carbono no solo - e a obtenção de informações sobre necessidade de aplicação de insumos e nutrientes para a agricultura, evitando o desperdício e a contaminação das águas subterrâneas”, completou. 

A IV RNCS (https://www.embrapa.br/meio-norte/rncs) é uma realização da Embrapa Meio-Norte, universidades Federal e Estadual do Piauí, Instituto Federal de Educação do Piauí e Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (Núcleo Regional do Nordeste). O evento tem o apoio do Governo do Piauí, CNPq, CAPES, Aprosoja, Terra Brasileira, Banco do Nordeste e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024