NOTÍCIAS

Embrapa Uva e Vinho divulga recomendações para a safra 2016/2017

  • 14/03/2016 |
  • Viviane Zanella

Foto: Grupo Cultivar

Danos causados pelo granizo, menos horas de frio durante o inverno, aumento na quantidade de chuvas, geada e granizo durante a brotação, temperaturas acima da média durante todo o ciclo e falta de insolação foram algumas das adversidades responsáveis pela atual quebra da safra de uva.

Embora não se possa controlar os eventos climáticos citados acima, pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho orientam que há formas de reduzir o seu impacto na produção de uvas. Preocupados em minimizar os danos nos parreirais e garantir a produtividade da safra 2016/2017, eles elaboraram a publicação Manejo de doenças – Recomendações para o final do ciclo, que explica os principais problemas ocorridos e quais são as recomendações técnicas a serem realizadas no parreiral no final do ciclo.

Segundo Alexandre Hoffmann, um dos autores, o objetivo é orientar os produtores e técnicos sobre ações que devem ser implementadas imediatamente para que os problemas ocorridos resultem em menores perdas na próxima safra. "Preparamos algumas orientações básicas que o viticultor deverá fazer no período de março a junho, momento no qual a videira produz as reservas para a próxima safra.

Elas serão fundamentais para preparar a planta, reduzir as perdas e garantir a produção", esclarece.

Clique aqui para fazer o download gratuito da publicação Manejo de doenças – Recomendações para o final do ciclo.

ver mais notícias