NOTÍCIAS

Embrapa e Conjunto Nacional promovem exposição sobre o Cerrado em Brasília

  • 04/09/2015 |
  • Juliana Caldas
O Dia do Cerrado é comemorado em 11 de setembro. O bioma é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 5% da biodiversidade do planeta. Para celebrar a data, a Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária localizada em Planaltina (DF), e o Shopping Conjunto Nacional realizam de 8 a 13 de setembro a “Exposição Cerrado Vivo”, que será montada no terceiro andar do shopping, localizado na região central de Brasília (DF). Também serão promovidas oficinas sobre o Cerrado, aplicação de jogo educativo e degustação de produtos tecnológicos desenvolvidos pela Embrapa, como a cultivar de maracujá silvestre BRS Pérola do Cerrado.

Os visitantes terão acesso a elementos da fauna do Cerrado, como exemplares de insetos coletados em diferentes localidades do bioma e que fazem parte da coleção entomológica da Embrapa Cerrados. Também estarão em exposição elementos da flora, como sementes e frutos do bioma, além de mudas de plantas nativas como ipê e buriti e, ainda, fragmentos de rochas utilizadas como fontes de fertilizantes e condicionadores para o solo.

Do dia 8 ao dia 11, serão realizadas oficinas sobre o Cerrado direcionadas a alunos de escolas do Distrito Federal. As atividades da oficina serão ministradas pela pesquisadora Araci Alonso, da Embrapa Cerrados. Ela vai falar sobre os recursos naturais do bioma, da importância do Cerrado para a agricultura e dos produtos desenvolvidos pela Embrapa.

Os estudantes também vão participar do jogo educativo ambiental “Desafio no Cerrado”. O jogo de tabuleiro tem peças que se encaixam nos quatro lados, formando áreas de matas e de rios. Se o jogador encaixa a peça no local mais adequado e consegue lidar com as situações adversas que surgem no decorrer da partida, avança algumas “casas”. Vence o jogo quem acumular mais pontos. A ideia é mostrar a diversidade, a importância do Cerrado e despertar o interesse das crianças sobre a conservação do bioma. O material simula mais de 20 situações de aprendizagem e dura em média 40 minutos. ver mais notícias