Embrapa e OCB encerram nova turma na capacitação em cereais de inverno

​A conclusão da terceira edição da capacitação na cadeia produtiva de cereais de inverno na parceria da Embrapa com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) aconteceu no dia 30/11, na Embrapa Trigo, e

04.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes​

A conclusão da terceira edição da capacitação na cadeia produtiva de cereais de inverno na parceria da Embrapa com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) aconteceu no dia 30/11, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. Desde 2015, já passaram pelos cursos 76 técnicos de cooperativas, contabilizando mais de 500 horas de treinamento.

A parceria Embrapa e OCB/Sescoop foi estabelecida com o objetivo de qualificar o quadro técnico das cooperativas brasileira em cereais de inverno (trigo, cevada, triticale, centeio e aveia) e, transversalmente, canola, soja, milho e feijão. A estrutura dos treinamentos é distribuída em sete módulos, com encontros mensais na Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS). As atividades são desenvolvidas durante três dias, com palestras, visitas a laboratórios e produtores, além de práticas a campo como coleta e identificação de pragas, doenças, ILPF, manejo de solo e sistemas de produção. Além da Embrapa, as capacitações também contam com a participação de diversas instituições de ensino e pesquisa. 

Para Paulo César Dias do Nascimento Junior, da gerência técnica e econômica da OCB, as capacitações estão trazendo resultados para centenas de produtores cooperados, através da qualificação das ações para ampliar a renda e reduzir os riscos relacionados à produção. Segundo ele, na última safra as cooperativas foram responsáveis pela produção de 48,9 milhões de toneladas de grãos, movimento que exige competência e conhecimento dos quase oito mil técnicos que atuam no apoio a um milhão de cooperados em todo o Brasil.

“Esperamos seguir com a parceria nos próximos anos. Tem sido uma satisfação para a Embrapa ver os conhecimentos da pesquisa chegarem ao produtor através das cooperativas”, conclui o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Osvaldo Vieira.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024