NOTÍCIAS

Embrapa lança cultivares de mandioca de mesa

  • 13/10/2015 |
  • Liliane Castelões Gama
Seis cultivares de mandioca de mesa adaptadas às condições do Distrito Federal e Entorno serão lançadas, no dia 27 de outubro, na Embrapa Cerrados (Planaltina-DF). Três cultivares têm coloração da polpa da raiz amarela (BRS 396, BRS 397 e BRS 399), uma cultivar com a coloração da polpa da raiz creme (BRS 398) e duas cultivares com a coloração da polpa da raiz rosada (BRS 400 e BRS 401).

Os trabalhos de pesquisa foram conduzidos pela Embrapa Cerrados e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), em parceria com a Emater-DF, Fundação Banco do Brasil e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os clones de mandioca gerados e selecionados foram avaliados conjuntamente com agricultores e extensionistas, em um trabalho de seleção participativa.

O programa de melhoramento genético de mandioca da Embrapa Cerrados está direcionado ao desenvolvimento de cultivares de mesa com elevada produtividade, com baixos teores de ácido cianídrico (HCN) nas raízes, tempo para cocção inferior a 30 minutos, raízes com maiores teores de carotenoides, resistência às principais pragas e doenças, dentre outras características.

Os pesquisadores da Embrapa Cerrados, Eduardo Alano e Josefino Fialho, apresentarão, durante o evento, os resultados da avaliação participativa das cultivares de mandioca de mesa. A pesquisadora Maria Madalena Rinaldi falará sobre o pós-colheita da mandioca de mesa. Os produtores rurais e representantes das associações de produtores receberão amostras de manivas-sementes. ver mais notícias