NOTÍCIAS

Embrapa lança sistema interativo para consulta e download de mapas e dados do Matopiba

  • 15/12/2015 |
  • Alan Santos

Foto: GeoWeb/Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou um sistema on-line totalmente aberto para consultas, com mapas e dados do Matopiba – região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A ferramenta atende a uma demanda do Ministério da Agricultura e disponibiliza mais de 200 bases de dados, podendo auxiliar estudos e planejamentos de ações e investimentos voltados para o desenvolvimento agropecuário da região. A tecnologia foi apresentada durante a cerimônia de posse de Evaristo de Miranda como chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas, SP. O evento contou com a presença da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, entre outras autoridades.

Denominado "GeoWeb Matopiba", o produto é um sistema de informações geográficas disponível na internet (WebGIS) pelo qual o usuário pode realizar consultas em diversos planos de informações sobre o Matopiba com a possibilidade de gerar mapas interativos e de realizar downloads de dados numéricos e cartográficos. A ferramenta é gratuita e poderá ser acessada na página do centro de pesquisa (www.embrapa.br/monitoramento-por-satelite).

Entre os mapas disponíveis estão a repartição espacial e a evolução temporal de 65 produtos agropecuários, a cobertura vegetal, relevo, solos, hidrografia, unidades de conservação, terras indígenas e assentamentos rurais, dados dos censos agropecuários e informações sobre renda e pobreza rural, estabelecimentos agropecuários, logística e Índice de Desenvolvimento Humano, entre outros.

Para Evaristo de Miranda, chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, o WebGIS auxiliará a tomada de decisão de governantes e subsidiará estudos e projetos de empresas e investidores privados e de instituições de ensino superior, sendo, portanto, uma ferramenta estratégica que pode ser usada nos programas do Ministério da Agricultura para o desenvolvimento agropecuário da região.

O produto é fruto do projeto especial da Embrapa criado para fortalecer a atuação em bases territoriais da Empresa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação para a região. O GeoWeb Matopiba está estruturado para atender a diferentes tipos de usuários: os mais técnicos, os interessados no cruzamento de dados, até os menos especializados. Os dados podem ser consultados por região, por estado e por microrregião e são facilmente exportados e impressos na forma de relatórios, mapas e apresentações.

ver mais notícias