Embrapa promove evento sobre mudas de videira

Os participantes irão conhecer algumas das ações desenvolvidas pela equipe do Projeto Mudas de Qualidade Superior e do programa para licenciamento de viveiristas de videira

29.02.2016 | 20:59 (UTC -3)
Viviane Zanella

Na próxima quinta-feira, dia 3 de março, a Embrapa promove Dia de Campo sobre produção de mudas de qualidade de videira, em Vacaria (RS).

Os participantes irão conhecer algumas das ações desenvolvidas pela equipe do Projeto Mudas de Qualidade Superior e do programa para licenciamento de viveiristas de videira, que visam qualificar e disponibilizar materiais propagativos com garantias sanitárias, genéticas e agronômicas superiores, a um preço acessível aos produtores. O encontro acontece no viveiro de Miguel Piazza, viveirista vinculado ao projeto.

“Assim como em qualquer cultura, o sucesso da produção do parreiral depende da muda plantada. Temos certeza que o uso de mudas de qualidade na propriedade irá contribuir significativamente para a sustentabilidade da viticultura", avalia Daniel Grohs, engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho e líder do projeto.

Grohs destaca que além de disponibilizar as plantas matrizes aos viveiristas, a equipe técnica do projeto realiza capacitações técnicas e orientações para a reestruturação das instalações. “Estamos repassando aos viveiristas credenciados as melhores tecnologias existentes para obtenção de mudas de qualidade. É um trabalho conjunto que irá auxiliar na sustentabilidade do setor", avalia.

O evento é uma das ações de divulgação dos resultados do Projeto Mudas de Qualidade Superior, executado desde 2013, que tem como objetivo qualificar a produção de mudas de videira no Brasil. Com a coordenação técnica da Embrapa (unidades Uva e Vinho e Produtos e Mercado), o Projeto conta com o apoio da Associação Gaúcha dos Produtores de Mudas de Videira (Agaprovitis) e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Serviço:

O que: Dia de Campo Produção de Mudas de Qualidade de Videira

Data: 3 de março

Horário: Das 13h30 às 15h30

Local: Viveiro Miguel Piazza, Estrada da Ramada - Vacaria, RS - 1,3 km após entrocamento com a BR 285

Programação:

13h30 - Recepção e Abertura

14h00 - Estação 1 - Licenciamento de viveiros e materiais de origem - Nelson Feldberg - Embrapa Produtos e Mercado

14h30 - Estação 2 - Estrutura e processo de produção de mudas - Daniel Grohs - Embrapa Uva e Vinho

15h00 - Estação 3 - Visita ao viveiro: Histórico e experiência do licenciamento - Miguel Piazza - Viveirista

15h30 - Encerramento

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024