Embrapa realiza diagnóstico da soja em São Gabriel, RS

No dia 21/07, o Sindicato Rural de São Gabriel, RS, recepcionou um encontro de sojicultores com uma equipe da Embrapa

03.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes

No dia 21/07, o Sindicato Rural de São Gabriel, RS, recepcionou um encontro de sojicultores com uma equipe da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que está percorrendo diversas cidades do Rio Grande do Sul para a elaboração de um diagnóstico sobre o cultivo de soja no Estado.

O presidente do Sindicato Rural, Tarso Teixeira, recebeu os técnicos juntamente com o presidente da Associação dos Sojicultores, Rodolfo Machado Gonçalves, e o presidente da Associação dos Arrozeiros, Paulo César Lederes, o vice-presidente da Cotrisel Sinval Gressler, o técnico agrícola da Cotrisel Gabriel Pedroso, entre outros. A equipe foi formada pelo coordenador técnico do Projeto ProspecSoy, Marcelo Hirakuri, juntamente com os engenheiros agrônomos Paulo Ernani Ferreira, da Embrapa Trigo, e Cesar Castro, da Embrapa Soja.

Segundo o coordenador de Comunicação da Embrapa Trigo, Luiz Henrique Magnante, o objetivo da iniciativa é "identificar as demandas da cadeia produtiva da soja em novas regiões de produção, com produtores e técnicos, para formulação de ações de interação com o setor, bem como alinhar as pesquisas com questões regionais".

A soja é a principal cultura de grãos de interesse econômico no Rio Grande do Sul, presente em mais de 80% dos municípios, com cerca de 5 milhões de hectares. A área de cultivo cresceu quase dois milhões de hectares na última década, principalmente em áreas não tradicionais, como a Metade Sul e a região da Campanha. Segundo o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, a área de circunscrição da entidade produz atualmente 135 mil hectares de soja, sendo 100 mil em São Gabriel e 35 mil em Santa Margarida. "Estamos caminhando a passos largos para, dentro de alguns anos, ser o maior município sojicultor do Estado", ressalta Teixeira.

Colaboração Cláudio Moreira – Moreira Consultoria & Marketing


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024