Embrapa Roraima volta a oferecer serviço de análise de solos

​A Embrapa Roraima voltou a oferecer aos produtores da região o serviço de análise de solos, ferramenta importante para avaliar a fertilidade do solo

04.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Clarice Rocha

A Embrapa Roraima voltou a oferecer aos produtores da região o serviço de análise de solos, ferramenta importante para avaliar a fertilidade do solo e fazer o planejamento da adubação para os plantios. O Laboratório da Embrapa é o único no Estado a oferecer esse tipo de serviço e possui certificação e selo de qualidade pelo Programa de Análise de Qualidade em Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), da Embrapa Solos.

Os agricultores interessados no serviço devem levar o solo coletado até a sede da Embrapa, na Rodovia BR 174, Km 8, Distrito Industrial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os valores variam de R$ 5 a R$ 40 reais, dependendo do tipo de análise. O resultado fica pronto em 20 dias úteis.

Entre as vantagens de se fazer a análise de solos está o uso racional de insumos, com a diminuição nos gastos com fertilizantes, uma vez que serão utilizadas as quantidades certas de adubos para suprir as deficiências do solo apresentadas na análise.

Segundo o agrônomo do setor de Transferência de Tecnologias, Lourenço Cruz, é importante que o produtor siga alguns critérios na coleta para garantir a confiabilidade do resultado. "O agricultor precisa coletar amostras simples em diferentes pontos de um mesmo solo para formar uma amostra composta e aumentar a representatividade das condições de local", explica Lourenço.

Mais informações sobre o serviço de análise de solos pelo telefone (95) 4009-7101 ou diretamente na Embrapa.

Tabela de preços


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024