​Empresa brasileira e cooperativa francesa consolidam aliança estratégica no mercado de sementes

O mercado mato-grossense de sementes de soja é o maior do Brasil, com grande potencial de crescimento para atender a própria demanda interna e as necessidades de outros estados produtores de soja

01.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Thalita Araújo

A Agro-Sol Sementes, empresa que atua há 17 anos em Mato Grosso na produção de sementes de soja, e a InVivo – o maior grupo de cooperativas agrícolas francesas, com presença em 30 países – assinaram um acordo constituindo uma joint venture entre InVivo Agrosciences e Cultivo Participações - holding pertencente às famílias Dallastra e Tomazelli, fundadores da Agro-Sol - para investimentos no mercado brasileiro de sementes de soja.

O mercado mato-grossense de sementes de soja é o maior do Brasil, com grande potencial de crescimento para atender a própria demanda interna e as necessidades de outros estados produtores de soja. A tecnificação das propriedades rurais e a modernização constante da agricultura exigem sementes de alta produtividade e com tecnologias cada vez mais avançadas para superar as adversidades na produção e garantir melhores resultados.

“Temos um plano de crescimento de longo prazo, revisado e respaldado pelo Grupo InVivo, que iniciou as negociações conosco ainda em 2015. Com esta parceria, esperamos ampliar nossa atuação no mercado colocando à disposição do agricultor produtos e serviços de excelência”, diz Eduardo Caramori Dallastra, diretor administrativo da empresa.

A cadeia produtiva da soja, uma das maiores e mais importantes do cenário econômico nacional, tem no elo de produção de sementes o desafio de fazer a ponte entre as novidades tecnológicas e o campo, levando ao agricultor cada vez mais segurança e resultados.

“A Agro-Sol Sementes consolidou-se no mercado com um posicionamento focado na qualidade. Só comercializamos sementes que usaríamos em nossas próprias lavouras. Ainda em 2015 iniciamos a ampliação da capacidade de beneficiamento e de armazenagem e investimos em resfriamento e controle de umidade nas unidades armazenadoras”, afirma Gladir Tomazelli, diretor de operações da empresa.

InVivo quer se tornar player nacional no mercado brasileiro

Em seu plano de desenvolvimento de negócios “2025 by InVivo”, o grupo francês de cooperativas tem na internacionalização de suas atividades um pilar importante e uma de suas alavancas de crescimento. “Criamos uma parceria duradoura entre as duas empresas para que a InVivo se torne um participante nacional no mercado brasileiro de semente de soja. Além disso, essa parceria reforça a posição do Grupo InVivo no Brasil, já presente através de sua companhia de Nutrição e Saúde Animal, a Neovia”, explica Thierry Blandinières, CEO do Grupo InVivo.

“Essa parceria com a Agro-Sol permitirá à InVivo Agriculture expandir-se no mercado de produção e comercialização de sementes. Alianças estratégicas também vêm sendo costuradas com outros mercados de destaque no Brasil, como o de produtos fitossanitários (com a CCAB), além da área de trading (T-Grão) e logo no mercado de controle biológico, assim como no desenvolvimento de agricultura digital” diz Laurent Martel, diretor geral da InVivo Agriculture.

“Vimos na Agro-Sol as qualidades e potencial de crescimento que buscávamos. O mercado mato-grossense de sementes de soja é o maior do Brasil, com demanda de mais de 520 mil toneladas por ano. Procurávamos o melhor parceiro para entrarmos no mercado brasileiro de sementes de soja, por sua relevância e potencial, e encontramos em Mato Grosso e na Agro-Sol o cenário ideal”, afirma Philippe Hamelin, diretor da Semences de France (a empresa especializada em sementes da InVivo Agriculture).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024