NOTÍCIAS

Encontro de Pesquisa e Inovação 2015 ocorre em novembro

  • 02/10/2015 |
  • Daniela Garcia Collares
A Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) realiza a segunda edição do Encontro de Pesquisa e Inovação (EnPI 2015) de 23 a 27 de novembro na sede da Unidade em Brasília. Durante esta semana, quem estiver na Unidade poderá conhecer as pesquisas em desenvolvimento nas áreas de genética e biotecnologia vegetal, genética e biotecnologia microbiana, processos bioquímicos e químicos, além da química de biocombustíveis e biomassa.

Os trabalhos serão apresentados por alunos das categorias graduandos, graduados e doutores na forma de pôsteres, resumos e apresentações. De acordo com o pesquisador Alexandre Alonso, coordenador do EnPI, os estudantes e bolsistas que enviaram trabalhos para o evento, além do vínculo com a Embrapa, estão vinculados também a Universidades do DF e de outros estados do Brasil. Isso permite que um evento regional adquira maior abrangência, ajudando a divulgar o trabalho da Embrapa também em âmbito nacional.

Além disso, realização desse evento é importante também para ampliar a capacitação e a atualização profissional, salienta o Chefe de Pesquisa, Guy de Capdeville. “Também é uma forma de divulgarmos internamente os trabalhos desenvolvidos. Pessoas que atuam em outras linhas de pesquisa, as equipes da administração, da transferência de tecnologia e da gestão, podem rapidamente ter acesso a um resumo da atuação da Embrapa Agroenergia em Pesquisa e Desenvolvimento. É fundamental essa disseminação da informação para todos”, complementa Guy.

No último dia do evento, serão premiados os melhores trabalhos científicos desenvolvidos neste Centro de Pesquisa em colaboração com instituições parceiras.

Simpósio
A novidade para a 2ª edição do evento é realização do Simpósio “Agroenergia em Foco”, que acontece nos dias 23 e 24, visando debater o tema “Produção e uso de enzimas para desconstrução de biomassa no contexto da Agroenergia”, em seus eixos político, mercadológico e tecnológico. Este simpósio reunirá especialistas de universidades, empresas e institutos de ciência e tecnologia que debateram ao longo de dois dias o tema proposto. Ao final, objetiva-se construir um documento síntese capaz de elencar prioridades para investimentos em pesquisa e inovação na área de produção de etanol de 2ª geração e bioprodutos de valor agregado derivados de biomassa lignocelulósica. “Espera-se que este documento norteie ações estratégicas não somente na Embrapa Agroenergia, mas também no contexto nacional no que diz respeito à pesquisa e inovação com enzimas para a produção de etanol de 2ª geração e de bioprodutos de valor agregado derivados da biomassa lignocelulósica”, destacou Capdeville.

Inscrições
O EnPI é um evento aberto, direcionado a estudantes, pesquisadores e interessados. A apresentação de trabalhos contudo é restrita aos colaboradores que possuem vínculo com a Embrapa. As inscrições são gratuitas e quem tiver interesse em participar do Simpósio deve enviar e-mail para agroenergia.eventos@embrapa.br até o dia 06/11/2015. Mais informações sobre o evento na página do evento dentro do portal da Embrapa Agroenergia no link: https://www.embrapa.br/agroenergia/enpi ver mais notícias