Encontro do Pepro reúne mais de 180 pessoas em Cuiabá, MT

Evento, realizado pela Aprosoja e Conab, contou com participação de produtores, corretoras e compradores para detalhar leilões do milho

10.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

O 3º Encontro do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realizado em Cuiabá nesta segunda-feira (8), contou com mais de 180 participantes. Reunindo agricultores e representantes de corretoras e compradoras, o evento esclareceu dúvidas referentes aos leilões de milho que têm sido realizados desde o início deste mês pela Conab.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou, no dia 18 de abril, dois instrumentos para operacionalização do milho de segunda safra em Mato Grosso, sendo R$ 500 milhões disponibilizados para o Pepro e para Prêmio de Escoamento do Produto (Pep) e R$ 300 milhões para aquisição de 1 milhão de toneladas via contratos de opção de venda.

Exatamente para esclarecer possíveis dúvidas, tanto da parte dos vendedores como dos compradores, é que a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) se uniu à Conab para realizar o 3º Encontro.

“Nosso objetivo foi explicar aos produtores e corretores como funcionam os leilões na prática, informar vantagens e desvantagens deste modelo de compra ou venda e mostrar as mudanças que ocorreram em relação aos leilões anteriores (em 2013 e 2014). Por isso mesmo, contamos com uma palestra do Diogo Eberhardt, colocar o cargo da Conab”, pontua o gerente de Política Agrícola da Aprosoja, Frederico Azevedo.

Entre as novidades para este ano, uma das mais importantes é a obrigatoriedade do cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), para que o produtor tenha acesso ao sistema de leilões públicos. Outra mudança é a ausência da chamada desobrigação que era permitida nos outros anos. Precisa explicar o que é desobrigação.

“Além disso, é válido lembrar que a equipe de Política Agrícola está à disposição para possíveis dúvidas que surgirem. Estamos lançando informes técnicos sobre os leilões de milho desde a última semana e também um vídeo explicando como o produtor pode se cadastrar no Sican. A ideia é, cada vez mais, simplificar o acesso e auxiliar nossos associados”, completa Azevedo.

Para ter acesso a todos os materiais produzidos pela Aprosoja sobre leilões de milho, clique aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024