Entendendo a dormência das frutíferas de clima temperado

Rede de pesquisa busca compreender os fatores genéticos e ambientais que controlam a dormência das gemas em tempos de mudanças climáticas

08.12.2016 | 21:59 (UTC -3)
Viviane Zanella

Na próxima terça-feira, dia 13 de dezembro, a Embrapa Uva e Vinho , promove o I Workshop sobre Dormência em Frutíferas, em Bento Gonçalves. O evento é uma parceria com a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Epagri e Fepagro.

Com inscrições gratuitas, o evento irá apresentar os avanços na compreensão do controle da dormência de frutíferas de clima temperado, como é o caso da macieira, pereira e pessegueiro. Nesse processo, durante o inverno, a planta necessita passar por repouso e guarda as reservas acumuladas no período para garantir a sua brotação e a produção de frutos.

Segundo Luís Fernando Revers, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e coordenador do Workshop, esses estudos relativos aos mecanismos que controlam a dormência serão fundamentais para ajudar no desenvolvimento de métodos de manejo dos pomares e contribuir para geração de novas cultivares de macieira.

"A sustentabilidade da cadeia produtiva da macieira, como de outras fruteiras de clima temperado, poderá ser afetada em função das mudanças climáticas, com a previsão de aumento da temperatura global e ocorrência de invernos menos frios e inconstantes, avalia Revers. Atualmente, às regiões de produção da maçã brasileira estão concentradas no Sul do País, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que são áreas climáticas limítrofes para os requerimentos de frio necessários a uma boa produtividade das plantas.

Durante o evento serão apresentados resultados de pesquisa em palestras e painéis, que foram obtidos por uma rede de pesquisadores formada pela Embrapa Uva e Vinho,Trigo, Recursos Genéticos e Biotecnologia e Informática Agropecuária), Epagri (Estação Experimental de Caçador e Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina), Fepagro e Centro de Biotecnologia e Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço http://perguntas.cnpuv.embrapa.br/index.php/665485/lang-pt-BR. Vagas limitadas. Clique aqui e confira o programa completo e outras informações.

Serviço:
O que: I Workshop sobre dormência em frutíferas.
Data: 13 de dezembro
Local: Auditório Embrapa Uva e Vinho – Rua Livramento, 515 - Bento Gonçalves (RS)
Inscrições: http://perguntas.cnpuv.embrapa.br/index.php/665485/lang-pt-BR
Informações: 54-34558087 – Embrapa Uva e Vinho


Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco