NOTÍCIAS

Epagri Canoinhas realiza capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural

  • 23/10/2015 |
  • Sérgio Teixeira da Silva
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Canoinhas realizou nos dias 16 e 22 de outubro, capacitações para universitários do curso de Engenharia Florestal da Universidade do Contestado – Campus Canoinhas, sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Nos seis municípios da região de Canoinhas, são 15.647 propriedades existentes, e quase 50% já realizaram o cadastro, segundo o engenheiro agrônomo Gilberto Neppel, que é multiplicador da Epagri na região. “O prazo final para realizar o cadastro é no dia 5 de maio de 2016, faltando pouco mais de seis meses, mas temos menos que 50% das propriedades rurais de nossa região que já estão devidamente cadastradas”, destaca.

Gilberto ainda enfatiza que o CAR é um registro obrigatório para imóveis rurais, estabelecido pelo Novo Código Florestal, Lei nº 12.651, de 2012. Nele, são declarados os dados pessoais do proprietário ou possuidor rural, podendo ser pessoa física ou jurídica, além de dados cadastrais e da localização georreferenciada das Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas de Reserva Legal (RL) e áreas de uso restrito (AUR).

“O registro deve ser feito até maio de 2015 e, caso não seja efetuado, o proprietário de terras sofrerá restrições por parte de órgãos públicos. Além disso, a partir de maio de 2017, os bancos não poderão gerar operações de crédito sem o recibo do CAR”, finaliza Gilberto.

Nos dois dias de treinamento, participaram mais de 30 universitários de diversas cidades da região e que começarão a atuar como facilitadores em seus municípios. Para a universitária Maíra Ratuchinski, que cursa a 8ª fase de Engenharia Florestal, e reside em Papanduva, o treinamento serve para beneficiar todas as comunidades rurais da região. “Participei do treinamento para poder ajudar os proprietários da minha cidade e das redondezas. Pudemos de forma gratuita aprender muito sobre o assunto e pode atuar também nessa área”, destaca a universitária.

O preenchimento é feito no site www.car.gov.br e há agentes treinados para auxiliar no processo nas prefeituras, secretaria de meio ambiente, sindicatos, cooperativas ou técnicos facilitadores.

Mais informações: www.cadastroambientalrural.sc.gov.br ver mais notícias