Epagri promove seminário sobre nogueira-pecã em Palmitos, SC

O município de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina, recebe no dia 24 de maio o 4º Seminário Regional de Nogueira-pecã

19.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Epagri

O município de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina, recebe no dia 24 de maio o 4º Seminário Regional de Nogueira-pecã. O evento, que será realizado na Associação dos Funcionários da Cooper A1, busca estimular esse cultivo como uma alternativa de renda para os agricultores da região. O seminário é uma promoção da Epagri, da Secretaria Municipal da Agricultura e da empresa Viveiros Pitol com apoio do Programa SC Rural, da prefeitura e da Cooper A1.

A nogueira-pecã é uma opção rentável para os produtores rurais porque tem baixo custo de implantação do pomar, é resistente a pragas e doenças, tem boa produtividade e exige pouca mão de obra. Pode ser plantada, por exemplo, nas pastagens, para fornecer sombra para os animais e ao mesmo tempo garantir uma renda extra para a família. “Essa planta se adapta bem ao uso com outras culturas e também na integração com a pecuária, além de poder ser implantada em áreas de reserva legal, intercalada com árvores nativas”, detalha Sidinei Egon Simon, engenheiro-agrônomo da Epagri de Cunha Porã.

O mercado é promissor e está em expansão. O preço pago ao produtor varia entre R$20 e R$25 o quilo. Por conta disso, o interesse dos agricultores da região tem sido cada vez maior – alguns já produzem a cultura comercialmente e outros estão iniciando a atividade.

Cerca de 100 pessoas são esperadas no seminário, que vai esclarecer dúvidas sobre temas comomanejo, poda, sanidade e colheita mecanizada. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no Escritório Municipal da Epagri de Palmitos, por telefone ou no dia do evento.

Programação

8h30 – Recepção e inscrições

9h – Abertura oficial

9h20 – Manejo da nogueira-pecã

10h30 – Intervalo

10h45 – Sanidade

12h – Almoço

13h30 – Tarde de campo na propriedade de Antônio Fiorese. Temas: colheita mecanizada, equipamentos para pulverização, poda e manejo do pomar.

15h45 – Discussão e respostas a questionamentos

16h30 – Encerramento

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024