Equipe colombiana visita Fundecitrus e destaca importância do trabalho sobre greening desenvolvido pela instituição

A equipe conheceu projetos e pesquisas sobre a doença desenvolvidos pelo Fundecitrus

28.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Fundecitrus

Nos dias 22 a 23 de novembro, o Fundecitrus recebeu pesquisadores, citricultores e membros do governo e associações agrícolas da Colômbia para uma capacitação sobre técnicas de manejo do greening (huanglongbing/HLB). A equipe conheceu projetos e pesquisas sobre a doença desenvolvidos pelo Fundecitrus, visitou viveiros e percorreu pomares para verificar como tecnologias e ferramentas criadas pela instituição são aplicadas para o controle no campo.

O greening foi identificado na Colômbia em 2015 e está concentrado na região norte do país, composta predominantemente por pequenas propriedades. O produtor Luis Rios, na citricultura desde 1998, ressalta a necessidade de transferir as informações adquiridas no Fundecitrus aos demais citricultores colombianos. “Saio daqui com uma tonelada de conhecimento e pronto para levá-lo para os outros produtores”, diz.

Para o pesquisador Juan Guarin-Molina, esse intercâmbio de conhecimento é fundamental para o futuro da citricultura de seu país. “Viemos aprender a experiência do Brasil para garantir que o greening não se espalhe pela Colômbia. A visita foi importante para conhecermos os rumos das pesquisas sobre o assunto e abrir portas para podermos estabelecer parcerias”, afirma.

Membro da Asociación Hortifrutícola de Colombia, José Maurício Moreno participou da escolha do Fundecitrus como destino da equipe. “Nos pautamos pelo reconhecimento internacional do Fundecitrus e da citricultura paulista no manejo do greening”, explica.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024