NOTÍCIAS

Ergonomia garante produtividade e segurança às operações

  • 07/10/2015 |
  • Regina Trombelli
A ergonomia das máquinas de construção tem ganhado evidência por proporcionar mais conforto ao operador e também beleza aos equipamentos. Mas, os principais objetivos dos investimentos nessa área são garantir a segurança da operação, a saúde do trabalhador e maior produtividade.

"Comprovadamente, a produtividade do equipamento está ligada à segurança e conforto do operador, pois, quanto melhor instalado, melhor rendimento ele obterá”, esclarece o gerente de Marketing da Case Construction Equipment, Carlos França.

Ele cita como exemplo um lançamento recente da marca, a escavadeira hidráulica CX220C. Além de ar condicionado e assento com regulagem de altura e profundidade (disponível para todos os modelos da marca), destacam-se a cabine confortável, silenciosa e segura, além dos comandos leves e precisos.

O conjunto de opcionais da CX220C inclui alguns recursos consagrados em carros de passeio, como a câmera de ré, que tem a característica de item de segurança, uma vez que possibilita que o operador tenha uma visão clara de obstáculos ou pessoas na parte traseira do equipamento.

As condições de operação da máquina também podem ser monitoradas pelo operador sem desviar sua atenção da operação com um monitor colorido, similar ao computador de bordo dos automóveis. O teclado de configuração da máquina foi redesenhado e permite navegar com rapidez e simplicidade.

Segundo França, em outro lançamento da marca este ano, os tratores de esteiras modelo 1150L, 1650L e 2050M, além dos itens de segurança e conforto citados acima, as máquinas possuem também duas entradas, uma de cada lado da cabine, com portas que se abrem a 180º. “Na operação, tanto o joystick direito quanto o esquerdo dispõem de controle eletro-hidráulico, que praticamente elimina a fadiga do operador. O joystick direito controla todos os movimentos da lâmina e inclui a posição de flutuação. Já o joystick esquerdo controla todos os movimentos da máquina”, explica.

Alguns dos itens citados são de série, como o ar condicionado (em máquinas com cabine fechada), o assento com suspensão mecânica, o cinto de segurança de 2 pontos, porta-objetos e ajuste da coluna de direção.Como opcionais, pode-se destacar a câmera de ré, o rádio com entrada USB e Bluetooth e o assento com suspensão pneumática. ver mais notícias