ESALQ recebeu coordenador da Capes em ciências agrárias

Empenhados em melhorar o sistema de avaliação da CAPES, Federize e os representantes dos programas, afirmam ser fundamental para os programas focar na formação de recursos humanos

30.11.2015 | 21:59 (UTC -3)
Ana Carolina Brunelli

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) recebeu, na última sexta-feira, 27/11, o novo coordenador da CAPES na área de ciências agrárias, Luiz Carlos Federize, que se reuniu com representantes dos programas de pós-graduação da instituição. O objetivo do encontro foi discutir os critérios utilizados para a avaliação quadrienal dos programas e também elaborar novos métodos.

Na nova fase, o coordenador da CAPES contou as inovações que pretende implantar em sua política de avaliação e reforçou a importância da parceria com a ESALQ. “Pretendo mudar o foco da pós-graduação brasileira e a maneira como os programas apresentam seus estudos”, ressaltou.

Segundo Federize, será importante transferir o foco do docente para o discente, principalmente nas produções científicas. “Mudar o número de professores para a criação de novos programas de pós-graduação, aumentar os alunos que poderão ser orientados, remanejar as disciplinas e ampliar a formação básica”.

Empenhados em melhorar o sistema de avaliação da CAPES, Federize e os representantes dos programas, afirmam ser fundamental para os programas focar na formação de recursos humanos. “Queremos que as disciplinas de hoje sejam formadoras e que o estudante deixe a universidade e possa trabalhar em diferentes áreas”, contou o coordenador.

Na ocasião estiveram presentes os docentes José Fernando Machado Menten, Carmen Josefina Contreras Castillo, Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho, Jarbas Honorio de Mirandam, Fernando Luis Cônsoli, Roseli Aparecida Leandro, Cristian Marcelo Villegas, Ricardo Alfredo Kluge, Nelson Sidnei Massola Júnior, Ricardo Victoria Filho, José Baldin Pinheiro, Antonio Augusto Franco Garcia, Fernando Dini Andreote, Edson José Vidal da Silva, Alvaro Pires da Silva e Helaine Carrer representando, respectivamente, os programas de pós-graduação em Ciência Animal e Pastagens, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Economia Aplicada, Engenharia de Sistemas Agrícolas, Entomologia, Estatística e Experimentação Agronômica, Fisiologia e Bioquímica de Plantas, Fitopatologia, Fitotecnia, Genética e Melhoramento de Plantas, Microbiologia Agrícola, Recursos Florestais, Solos e Nutrição de Plantas e Internacional Biologia Celular e Molecular Vegetal. Esteve presente também o presidente da comissão de pós-graduação da ESALQ, Severino Mathias de Alencar.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024