Especial Agrishow: A precisão da agricultura na palma da mão

Modelos apresentados são compatíveis em comunicação com qualquer marca de trator, colheitadeira ou implemento

25.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Nelson Moreira

Em tempos da busca para obter a máxima produtividade e rentabilidade nas propriedades rurais fazer uso de tecnologias que elevem estes índices é cada vez mais necessário e competitivo. A Agritotal, empresa de tecnologia agrícola, traz para os agricultores durante a Agrishow 2016 que acontece entre os dias 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto, o que existe de mais novo no mercado de pilotos automáticos para colheitadeiras, tratores, pulverizadores, entre outras máquinas.

Tecnologia ISOBUS

A Agritotal apresenta aos produtores durante a feira o Track-Guide II e III e o Touch 1200 que são computadores de bordo para controle e monitoramento de aplicações, garantindo que o operador consiga visualizar todas ações realizadas pelos implementos, no painel instalado dentro do trator ou da colheitadeira. Um dos principais diferenciais dos dois computadores é o sistema ISOBUS, que garante a comunicação em qualquer marca ou modelo. O público poderá conhecer também o Smart 430, Simulador de Plantio, Simulador de Desligamento Bico á Bico e Piloto Automático.

“Trabalhamos com equipamentos alemães, representamos a marca Müller-Elektronik que é a primeira empresa do mundo 100% ISOBUS”, explica Carlos Gomes Ribeiro Junior, diretor geral da Agritotal. “A tecnologia ISOBUS permite que equipamentos eletrônicos, conversem com qualquer outro modelo de tecnologia, como exemplo John Deere, Case, New Holland, Massey e Valtra, funcionando como uma espécie de comunicação universal em software e hardware, facilitando a vida do produtor rural para assistência e também na evolução de outras tecnologias. Ela faz com que os nossos computadores de bordo possam ser instalados em qualquer marca. Além de possuirmos dois anos de garantia de fabricação, e o exclusivo sistema de desligamento bico a bico de pulverização pneumático.”

Track-Guide II, III e Touch 1200

Os Track-Guide II e III são os novos polivalentes em termos de sistemas de direção, as novas funções permitem que o terminal possa ser usado em qualquer operação, não apenas como um auxiliar de direção, mas também como um sistema de controle da máquina ISOBUS. Através de um novo software e design de hardware, a unidade possui grande versatilidade. Como usuário, o operador pode ativar aplicativos e opções de expansão para atualizar o terminal de acordo com suas necessidades. Isso dá ao produtor uma grande vantagem do ponto de vista econômico e uma segurança para o futuro, graças à sua capacidade de atualização. E também reduz o uso de combustível, a perda de rendimento, diminuiu o tempo de trabalho, já que o operador consegue ter uma visão 360º graus da aplicação.

Na palma da mão

Basicamente, agricultura de precisão pode ser definida como a aplicação de insumos em locais onde estes precisam ser aplicados e na quantidade correta, evitando desperdício e incrementando a eficiência das operações. Para se ter um bom gerenciamento de uma propriedade, é necessário estar a par de todas as informações da mesma. Os equipamentos Agritotal trazem essas informações ao agricultor, auxiliando na tomada de decisão, além da praticidade durante o trabalho. Os softwares são de fácil operação, trazendo todas as informações mais importantes diretamente na tela do trabalho, “é mais eficiência que se traduz em mais produtividade por hora máquina por exemplo, temos um aumento de em torno de 15%.

Conseguimos diminuir o custo operacional de uma propriedade em média também, de 60%, dependendo da cultura”, elucida o diretor.

Desligamento de seção e bico a bico

O controlador do desligamento de seção oferece ao operador controlar até nove seções, além do controle da vazão e não necessita de fiação nas barras e na máquina. Já o desligamento bico a bico possibilita controlar individualmente 408 bicos e ter seu desligamento pneumático, bem como o acionamento também. Cada módulo controla quatro individuais, dois duplos ou um multi-bico, além de controlar a aplicação de múltiplos produtos. “Com o desligamento de seção, ou ainda o bico a bico o produtor economiza insumos, energia e o principal: seu dinheiro” finaliza Carlos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024