Especial Agrishow: Jacto lança no Agrishow aplicativo para auxiliar o agricultor na correta seleção dos bicos de pulverização

A Máquinas Agrícolas Jacto lança na Agrishow – que se realiza em Ribeirão Preto/SP, entre os dias 25 a 29 de abril -, o aplicativo Jacto SmartSelector, que vai permitir que o usuário escolha de forma correta o bico

25.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Livia Borges

“Através da indicação de variáveis climáticas, agronômicas e operacionais o aplicativo faz uma rápida seleção dos possíveis modelos de bicos a serem utilizados”, explica Walter Mosquini, engenheiro agrônomo e especialista em Tecnologia de Aplicação da Jacto.

O aplicativo estará disponível gratuitamente tanto para plataforma iOS, Android e Windows Phone com versões em português, inglês e espanhol.

A primeira tela questiona se o pulverizador que será utilizado possui barras, geralmente utilizados em cultivos rasteiros como, soja, trigo e amendoim, ou são máquinas para pulverização de cultivos perenes, como é o caso da laranja, uva e café.

Para os pulverizadores com barras, deve-se indicar parâmetros operacionais como velocidade, volume de aplicação, espaçamento entre bicos e o material de fabricação desejado (cerâmico ou plástico), além de variáveis agronômicas como tipo de produto (Fungicida, Inseticida e Herbicida) se o mesmo tem ação sistêmica ou de contato e por fim deve-se informar as variáveis climáticas como temperatura, umidade e velocidade do vento.

Para a linha de turbos, pede-se velocidade, volume, quantidade de bicos possíveis na máquina, espaçamento entre ruas e se o tipo de aplicação é unilateral ou bilateral.

Com essas informações, o aplicativo indica os melhores modelos de bicos para cada ocasião. Ao selecionar uma das opções listadas, informações como pressão de trabalho, vazão e tamanho da gota são informados, bem como os parâmetros de qualidade como probabilidade de penetração, risco de deriva (se alto, médio ou baixo), risco de evaporação (se alto, médio ou baixo), risco de escorrimento e cobertura do produto em gotas/cm2, este último devendo ser avaliado em campo.

“Toda lógica utilizada no desenvolvimento desse aplicativo provem dos anos de experiência da Jacto em ofertar soluções relacionadas à pulverização”, finaliza Mosquini.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024