ESPECIAL AGRISHOW: Massey Ferguson apresenta inovações tecnológicas do Pulverizador MF 9130 Plus na Agrishow

Máquina garante maior desempenho com menor custo, conforto ao operador e precisão na aplicação.

04.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Treicy Keller

A Massey Ferguson leva para a Agrishow, de 1º a 5 de maio, a nova geração do Pulverizador MF 9130 Plus com motor eletrônico iEGR (Sistema de Recirculação de Gases de Escape Interno – tradução do inglês para o português), que atende à nova legislação ambiental MAR-1 de redução de emissão de gases, apresentando alta performance. O pulverizador traz a mais moderna tecnologia disponível no mercado para garantir maior rendimento com menor custo ao produtor, conforto ao operador e precisão na aplicação.

“O pulverizador é a máquina que mais trabalha durante a safra, por entrar diversas vezes na lavoura para realizar as aplicações necessárias. É também a que mais ajuda o produtor rural a manter o máximo de potencial produtivo da cultura. Por isso, o agricultor precisa de um equipamento que seja robusto, confiável e que esteja disponível para trabalhar no timing certo de cada aplicação, pois atrasos impactam em perda de produtividade e em mais custos”, afirma Vitor Kaminski, supervisor Marketing Produto Pulverizadores da AGCO.

A nova versão do Pulverizador MF 9130 Plus mantém as principais características que consagraram o produto, tais como potência de 200 cv, chassi flexível, tração 4x4, piloto automático, telemetria, sistema End-Cap na pulverização, tubulação de pulverização em aço inoxidável e vão livre de 1,65m – um dos maiores vão-livre do segmento. A novidade é que, com a reformulação, a máquina começa a ser produzida com design global, adotando as mesmas diretrizes dos equipamentos fabricados pela AGCO Europa e Brasil.

Outras inovações do MF 9130 Plus:

- Pulverização mais eficiente: o novo sistema End-Cap não permite que haja pressão residual na tubulação, mantendo-a completamente cheia de defensivo. Outra característica importante deste sistema é a melhora no tempo de resposta no acionamento e desligamento das seções de pulverização, evitando assim o desperdício de defensivo. Com isso, a pulverização realizada pelo MF 9130 Plus é mais uniforme e de melhor qualidade.

- Melhor desempenho em rampas: aliado ao sistema de chassi flexível, eixos independentes, suspensão pneumática ativa e transmissão hidrostática 4x4 cruzada, o MF 9130 Plus é indicado para trabalhos em terrenos mais íngremes, pois o novo redutor com maior torque garante uma capacidade de rampa de 28%. Graças à novidade, o pulverizador da Massey Ferguson é indicado para trabalhar nas diversas regiões produtoras do Brasil, com diferentes tipos de terrenos e topografia.

- Mais ergonomia: a fim de aumentar o conforto para o operador, o MF 9130 Plus possui banco pneumático com apoio de braço e comandos ergonomicamente distribuídos, propiciando maior rendimento operacional. A cabine possui fácil acesso, amplo espaço interno e melhor visibilidade na hora da aplicação.

- Agilidade na limpeza e manutenções diárias: as novas saídas de ar comprimido facilitam os processos de limpeza e da manutenção diária da máquina. Para aumentar a disponibilidade do equipamento em campo, o novo sistema de filtragem das barras de pulverização assegura um ganho de rendimento operacional em cerca de 60% no procedimento de limpeza dos filtros.

- Mais praticidade e segurança: com capacidade para 40 litros e sem contato com qualquer outra tubulação da máquina, o tanque de água limpa tem ligação direta com a torneira localizada ao lado esquerdo do pulverizador. Além disso, a nova válvula de alívio do sistema de pulverização também propicia mais segurança aos técnicos e operadores durante as aplicações. Caso ocorra um aumento excessivo da pressão de pulverização durante o trabalho, a válvula entrará em funcionamento para proteger os demais componentes do sistema.

- Mais precisão: o sistema de nivelamento automático das barras de pulverização do MF 9130 Plus possui agora mais um sensor para cada barra, melhorando a qualidade da informação enviada ao operador. Com cinco pontos fazendo a leitura do terreno, os ajustes de altura da barra do pulverizador são mais uniformes e precisos. Ou seja, a performance do equipamento é melhor, principalmente em terrenos irregulares e até mesmo em áreas com curvas de nível.

- Facilidade na operação e na manutenção: a nova bomba pneumática do MF 9130 Plus garante maior rendimento operacional e autonomia para realização da lavagem dos frascos de defensivos (etapa obrigatória por lei durante o processo de aplicação de defensivos). Com este novo processo, utiliza-se um volume de água 12 vezes menor que o sistema anterior. Além disso, a tubulação de pulverização e seus suportes em aço inoxidável asseguram maior vida útil ao equipamento, já que, por ser altamente resistente a corrosão, o aço inox não é danificado pelo contato com os defensivos químicos, proporcionando menor custo de manutenção e menos paradas durante o período de aplicação. As novas abraçadeiras de engate rápido, presentes em diversos pontos da tubulação, agilizam as manutenções e os processos de limpeza, além de melhorar a capacidade de vedação. Outra novidade é o aumento da capacidade do acumulador do quadro central, que melhora a absorção de impactos durante o transporte e trabalho do pulverizador, garantindo maior vida útil aos componentes do quadro central e das barras.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024