Especial Agrishow: Netafim lança tecnologias para ajudar no dia a dia do produtor

Novos produtos visam o aumento da produtividade e sustentabilidade das lavouras

18.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Tatiana Freitas

A israelense Netafim apresenta durante a Agrishow 2016, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto/SP, cinco novas tecnologias destinadas a agricultura. O objetivo da companhia é que os produtos sejam acessíveis para todos os produtores rurais.

“Queremos ajudar os agricultores a garantirem mais qualidade, produtividade e rentabilidade nas fazendas. Além disso, nossos produtos facilitam o dia a dia no campo pela simplicidade das tecnologias, redução de custos operacionais e aumento de produtividade”, explica o gerente de produtos da Netafim, Bruno Costa.

A primeira tecnologia é o Streamline Plus: um tubo gotejador com maior resistência à pressão (20%) e a tensão (40%). O novo produto também é mais resistente ao entupimento e aumenta a durabilidade e uniformidade. É recomendado para irrigação de hortaliças, um setor em expansão na companhia.

“Nossa meta para 2016 é expandir a participação no mercado de hortifrúti. São cultivos que, tradicionalmente já irrigam e, precisamos intensificar nossas tecnologias e os conceitos de sustentabilidade com a economia de água, energia e fertilizantes com a técnica de fertirrigação. Outro ponto é o aumento da produtividade para atender a demanda crescente de alimentos em todo mundo”, destaca Costa.

Outra novidade é o aspersor de impacto D-Net que proporciona maior uniformidade de aplicação de água. A novidade será o D-Net 8550 de ½ e vazões de 580 a 940 litros por hora a 2.5 bar de pressão. O produto é recomendado para área de hortaliças, pastagens e também refrigeração de pomares.

Já o novo controlador de irrigação multifunções: o MiniAg tem 10 saídas com configuração flexível, projetado especialmente para aplicações agrícolas de pequeno porte. “Ele também pode controlar a quantidade de fertilizantes”, afirma Costa.

Ainda sobre a injeção de fertilizantes, a israelense Netafim lança o Fertione: sistema simples e modular para aplicação de fertilizantes com um canal de injeção, ou seja, pode injetar a partir de um tanque de fertilizantes. Segundo o gerente de produtos, foi desenvolvido especialmente para aplicações em campo aberto. “O sistema vem montado sob estrutura de alumínio que juntamente com seus componentes são resistentes a corrosão. É completo e de fácil instalação e manutenção. Além de um excelente custo-benefício”, explica. “A técnica de nutrirrigação é fundamental para o sucesso da lavoura. Ao aplicar o fertilizante no sistema “gota a gota”, ele cai direto na raiz da planta, ela se alimenta aos poucos, e isso interfere positivamente no aumento da produtividade, até duas vezes mais. Diante disso, o Fertione vem ao mercado com um preço acessível e com a promessa de auxiliar o dia a dia das lavouras”, acrescenta.

Por último os novos tubos flexíveis, FlexNet, para complementar o portfólio de produtos. Trata-se de um tubo que leva a água até os gotejadores no sistema de irrigação por gotejamento, microaspersão e aspersão. O novo tubo flexível é mais leve e indicado para sistemas móveis. “É mais fácil para instalar, recolher e transportar. O produto também é mais robusto e durável o que possibilita que máquinas passem por cima dele sem danificá-lo”, destaca o gerente. É constituído de polipropileno reforçado, na cor branca para proteger de raio UV (ultravioleta), é 100% reciclável e certificado pelo padrão de qualidade ISO 16438 do segmento. Os tubos flexíveis da Netafim estão disponíveis para as culturas de hortifrúti, milho, soja, entre outros cultivos anuais.

A companhia ainda prevê um crescimento de 20% em 2016, após expansão de 10% em 2015. A Netafim, além do hortifrúti, também terá estratégia focada nas culturas de café, cana-de-açúcar, cereais e CMT – Controle de Monitoramento (Tecnologia de Gerenciamento de Culturas), além da entrada com novos investimentos na adoção do barter nas operações com o café.

Interessados podem visitar o estande da Netafim durante a Agrishow que estará localizado na Rua B 20d. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no website: http://www.agrishow.com.br/pt/

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024