NOTÍCIAS

Especial Coopavel: Jacto mostra mais dois pulverizadores no Show Rural

  • 02/02/2016 |
  • Fernanda Cicillini

A Jacto lança dois modelos da sua família de pulverizadores automotrizes: o UNIPORT 4530 e o UNIPORT 2530. Destaque também para novas especificações no UNIPORT 3030 com o sistema direcional nas 4 rodas.

“Os lançamentos aumentam a oferta aos clientes e tornam o portfólio da Jacto ainda mais completo. Foram desenvolvidos pensando em rendimento, economia e tecnologia, fatores muito importantes para o desempenho do trabalho no campo”, explica Marcus Portari, gerente de produto da linha de pulverizadores automotrizes e adubadoras.

UNIPORT 4530 – Rendimento, economia e tecnologia são as principais características desse novo modelo, que possui reservatório de 4500 litros e barras de pulverização de 36 metros.

“É a primeira máquina desse porte no Brasil. O seu peso, com os reservatórios vazios, é de apenas 10.500 kg e apresenta excelente rendimento operacional, pulverizando até 80 hectares por hora”, explica Portari.

Quando comparado com equipamentos que possuem reservatório de 3000 litros e barras de 30 metros, o UNIPORT 4530 apresenta aumento do rendimento operacional em até 30% e redução do amassamento em até 17%.

Possui motor diesel Cummins governado eletronicamente com 243 cv, transmissão hidrostática inteligente 4x4 com controle de tração independente e suspensão pneumática.

Similar ao UNIPORT 3030, o UNIPORT 4530 possui transmissão hidrostática inteligente 4x4, que aliada ao controle automático independente de tração em cada roda, proporciona maior capacidade de tração em diferentes tipos de solo. O consumo de combustível de 0,40 a 0,70 L/ha chega a ser até 35% menor quando comparado com outras máquinas do mercado.

Destaque para o novo sistema direcional nas 4 rodas UNITRACK, que permite manobras mais rápidas e precisas com menor raio de giro. Com uma solução inovadora, o sistema também reduz o amassamento na manobra em até 40%.

Sucesso no UNIPORT 3030, o controle de abertura e fechamento bico a bico equipa também o UNIPORT 4530. Com ele, a economia de agroquímico pode chegar a 10% do total aplicado, dependendo das características da área. Além da economia de produto, o controle de abertura e fechamento bico a bico reduz o impacto ambiental.

Sem medidor de hélice e sem comando de pulverização, o controle do volume de aplicação é realizado diretamente na bomba de pistões JP 300, que passa a atuar como um medidor de vazão. Respostas muito mais rápidas e precisão no controle do volume de aplicação proporcionam mais qualidade na aplicação de agroquímicos.

A altura de trabalho das barras de 2,75 metros, em conjunto com o vão livre ajustável de 1,55 a 1,75 metros, permite maior disponibilidade de uso em todas as fases de desenvolvimento das culturas.

Permite a pulverização até 35 km/h e deslocamento em velocidades até 55 km/h.

O UNIPORT 4530 ainda apresenta tecnologias embarcadas da linha Otmis, como Controlador Automático Bico a Bico, Piloto Automático Hidráulico e Correção de Sinal RTX. Também pode ser equipado com Correção de Sinal RTK, Sensor de Umidade e Temperatura, Câmera de Ré e Otmis Maps Telemetria.

UNIPORT 2530 – Formatado para trabalho nas mais diversas condições de terreno, o UNIPORT 2530 possui reservatório de 2500 litros e 30 metros de barra.

“Com alta capacidade de tração, o UNIPORT 2530 foi projetado para as mais diversas condições de terreno, pulverizando em rampas de até 30%. É uma máquina leve, com potência e baixo consumo de combustível”, diz Portari.

O motor Cummins é governado eletronicamente com 200 cv. É equipado com transmissão hidrostática inteligente 4x4 com controle de tração independente, suspensão pneumática e bitola ajustável manualmente de 2,60 a 3,15 metros.

O vão livre fixo é de 1,60 metros. O chassis possui alta flexibilidade e resistência para as mais diversas condições de terreno. A cabine apresenta excelente amplitude visual, com ar condicionado e banco com suspensão pneumática.

O sistema de pulverização apresenta barras de 30 metros, espaçamento de 35 ou 50 cm, porta-bicos quadrijet, reservatório de 2500 litros, bomba de pistões JP 150 com capacidade máxima de 190 L/min, controlada eletronicamente, comando Masterflow eletro-eletrônico de 8 vias, incorporador de agroquímicos, mexedor mecânico com controle de rotação, porta EPI, reservatório de água para limpeza de 300 litros.

Permite a pulverização até 25 km/h e deslocamento em velocidades até 40 km/h.

O UNIPORT 2530 também apresenta tecnologias embarcadas da linha Otmis, como Barra de Luzes, Controlador Automático de Seções e Piloto Automático Hidráulico. Também pode ser equipado com Correção de Sinal RTX, Correção de Sinal RTK, Sensor de Umidade e Temperatura e Otmis Maps Telemetria.

Novas especificações no UNIPORT 3030 – O modelo 2016 do UNIPORT 3030 ganhou novas especificações, destacando o sistema direcional nas 4 rodas UNITRACK, abre linhas e para-lamas.

“O sistema direcional nas 4 rodas permite manobras mais rápidas e redução do amassamento. O novo desenho dos abre linhas minimiza os danos às culturas mais densas. São novas especificações para proporcionar maior rendimento e economia para os produtores”, conclui Portari.

ver mais notícias