NOTÍCIAS

Especial Expodireto: Cultivares com foco regional e junção de tecnologias são destaques na Expodireto 2016

  • 07/03/2016 |
  • Dayane Pozzer

Foto: Divulgação

O público que visitar a 17º edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), poderá conhecer o portfólio de cultivares da Tropical Melhoramento & Genética (TMG) com diferenciais de tecnologia e produtividade e desenvolvidas com foco regional. Entre os destaques que a empresa apresenta nesta edição do evento estão a TMG 7062IPRO, TMG 7262RR e TMG 7161RR. A Expodireto Cotrijal acontece de 7 a 11 de março com mais de 530 expositores e estimativa de movimentar mais de R$ 2 bilhões em negócios.

A TMG 7062IPRO é uma das cultivares de soja que apresentam o grande diferencial da junção da Tecnologia Inox, com resistência à Ferrugem asiática, com a Tecnologia Intacta RR2 PRO, resistente às lagartas e ao glifosato. A cultivar faz parte de um seleto grupo de cinco cultivares únicas no mundo dotadas destas tecnologias. Além do potencial genético, apresenta qualidade de grão e excelente peso de sementes.

A TMG 7262RR também é dotada da Tecnologia Inox. O gene de resistência à ferrugem, presente nessa cultivar, permite à planta maiores condições de conviver com a doença no campo. Com a tecnologia, desenvolvida pioneiramente pela TMG, caso o controle cultural e químico escapem das mãos, a planta estará protegida pelo gene, proporcionando maior segurança ao produtor, ganho de produtividade, redução de custos e facilidade no manejo de fatores restritivos à lavoura.

A TMG 7161RR é uma cultivar com boa tolerância em solos encharcados e permite plantio de milho segunda safra. É indicada para todos os estados do Sul do Brasil, sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo e para o Paraguai. Além de também contar com os benefícios da Tecnologia Inox, apresenta resistência a podridão radicular de fitóftora da raça 1, assim como as demais cultivares da TMG indicadas para essas regiões.

No stand da TMG, os visitantes da Expodireto também podem obter informações sobre o manejo da Tecnologia Inox. De acordo com Osmair Mendonça, gestor de Desenvolvimento de Mercado e Sementes da TMG para o Sul do Brasil, uma área preparada exclusivamente para a feira demonstra o comportamento da cultivar Inox com relação a outra cultivar sem a presença da tecnologia, a partir de nenhuma aplicação de fungicida, até três aplicações.

Germinação e vigor de sementes é mais um assunto disponível para os visitantes. A equipe de Desenvolvimento de Mercado da TMG apresenta ao público a importância de se utilizar sementes com qualidade. Conforme explica Ricardo Paludo, supervisor de Desenvolvimento de Mercado do Rio Grande do Sul, com sementes de alto vigor o agricultor pode obter 30% a mais em produtividade; melhor germinação e emergência, mesmo sob estresse; aumento da capacidade de produção de vagens e sementes; e maior sanidade e estande adequado no campo.

A feira – A Expodireto Cotrijal é realizada desde 2000. Além dos visitantes brasileiros - em 2015 o público chegou a mais de 230 mil pessoas - a feira projeta muitos estrangeiros para 2016, com a confirmação de mais de 70 países. A feira também é reconhecida como palco de debates de importantes questões para o agricultor e pecuarista e neste ano mais uma vez vai sediar os fóruns e encontros que visam buscar soluções para os diversos setores do agronegócio. O parque onde acontece o evento fica na RS-142, km 24, em Não-Me-Toque (RS). O funcionamento é a partir das 8h, com encerramento às 18h.

ver mais notícias