NOTÍCIAS

Especial Expodireto: Destas da Embrapa na edição 2016 da feira

  • 01/03/2016 |
  • Josiane M. Antunes

Foto: Divulgação

A 17ª edição da Expodireto Cotrijal 2016 acontece de 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque, RS, com o tema "Negócios que inspiram o amanhã". Em 2015, a feira recebeu cerca de 225 mil visitantes, 530 expositores, e mais de 70 países representados. Os negócios superaram a marca de 3 bilhões de reais. A Embrapa participa com 11 unidades da empresa apresentando tecnologias no campo e na área institucional.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participa da Expodireto em três locais: junto com o estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) próximo ao pórtico principal; na área da Emater/RS na agricultura familiar; e no estande institucional próximo à agricultura familiar, onde também estão os experimentos a campo. Nesta edição, estarão presentes 11 unidades da empresa, localizadas em diferentes regiões do país: Arroz e Feijão, Clima Temperado, Milho e Sorgo, Pecuária Sul, Produtos e Mercado, Soja, Trigo, Florestas, Informática Agropecuária, Suínos e Aves, Uva e Vinho.

Destaques

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO) estará presente na Vitrine de Tecnologias apresentando seis variedades de feijão, com grãos do tipo preto, carioca e especial, nas cultivares BRS Esplendor, BRS Estilo, BRS Campeiro, BRSMG Realce, BRS Embaixador e o BRS Esteio. O destaque é a cultivar de feijão preto BRS Esteio, que apresenta alto potencial produtivo, com uma superioridade média de produção de 8,1%, ciclo normal e arquitetura de planta ereta adaptada à colheita mecanizada direta. BRS Esteio foi testado e aprovado pela indústria e pelo consumidor já que apresenta caldo encorpado com grãos macios de cor achocolatada.

Tecnologias que aprimoram e simplificam diversas etapas da produção rural, como sistemas web e um aplicativo de monitoramento agrometeorológico, serão os destaques que a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). Entre as novidades estará a versão para dispositivos móveis do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico Agritempo, que oferece informações agroclimáticas para auxiliar os produtores rurais. A ferramenta gera mapas de monitoramento e previsão, boletins agrometeorológicos e gráficos. O aplicativo é gratuito e está disponível para o sistema operacional Android.

O GestFrut é a principal tecnologia apresentada pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), um software que permite analisar indicadores econômico-financeiros de onze frutas de clima temperado: ameixa, amora preta, caqui, framboesa, kiwi, maçã, mirtilo, morango, pera, pêssego e uva. A análise é feita por meio de uma planilha desenvolvida no ambiente do software Microsoft Excel, chamada GestFrut, que conta com diversas telas de entrada de dados (ex.: investimentos, mão de obra, controles fitossanitários etc.) e de resultados (ex.: custo de produção, fluxo de caixa, indicadores de eficiência econômica e de viabilidade financeira etc.), permitindo cadastrar e analisar, em um mesmo arquivo, diferentes sistemas de produção.

As novidades em forrageiras serão apresentadas pela Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS). No estande, informações sobre leguminosas como trevo branco BRS URS Entrevero, cornichão URS BRS Posteiro e trevo-vesiculoso BRS Piquete. Ainda, a importância da qualidade de sementes para um bom estabelecimento das pastagens. O pesquisador Gustavo Martins da Silva vai demonstrar os resultados do plantio de sementes de alta e de menor qualidade.

A Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) destaca tecnologias como cultivares de soja, manejo para a conservação do solo e manejo integrado de percevejos em trigo. A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) apresenta alternativas de milho doce, utilizado principalmente no consumo in natura ou pela indústria de conservas.

ver mais notícias