Especial Expodireto: Dimicron apresenta na Expodireto Cotrijal as novidades em tecnologia

Além de conhecer melhor o Programa Construindo Plantas (PCP), quem visitar o estande poderá conferir o maior pé de soja do mundo, com mais de 21 mil vagens

09.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Daniel Espina

A Dimicron, empresa de fertilizantes foliares com sede em Cruz Alta que está entre as três maiores do setor no país, participa da 17ª edição da Expodireto Cotrijal, que acontece no município de Não-Me-Toque no período de 7 a 11 de março. Quem visitar o stand da companhia poderá conhecer melhor as tecnologias disponíveis para o agricultor aumentar a produtividade de sua lavoura, nas diferentes culturas da região Sul.

Um dos principais destaques da Dimicron é o Programa Construindo Plantas (PCP), que tem como objetivo aumentar a eficiência de cada planta em todas as fases de seu crescimento. Em seu Laboratório de Análise de Sementes (LAS) em Cruz Alta, a empresa faz uma análise fisiológica e química da semente, identificando as ações corretivas desde o plantio até a colheita.

Em 2016, a empresa anuncia investimento superior a R$ 3 milhões em seu novo Centro de Inovação Tecnológica a ser inaugurado no segundo semestre, como parte da primeira etapa de um projeto que visa ampliação das pesquisas em inovação para a agricultura.

O maior pé de soja do Brasil – Quem visitar o stand da Dimicron na 17ª Expodireto Cotrijal também não pode deixar de conferir o maior pé de soja do país, com 3 metros de altura e aproximadamente 9 kg de sementes. Enquanto uma planta normal produz em torno de 60 vagens, o produtor gaúcho Nelson Roque Kappes conseguiu chegar nesse exemplar a um total de 21.425 vagens. Entre o plantio e a colheita, ele dedicou 210 dias de trabalho.

Ele cultiva a planta anualmente no município de Santa Carmem (MT) para um concurso regional e tem se dedicado a quebrar o próprio recorde na produção do maior pé de soja a cada safra, com objetivo de ser registrado no Guinness Book por este feito. Para alcançar esse resultado, ele controla fatores como a combinação da luminosidade, preparação da cova e adubação. “A Dimicron tem uma parceria com Nelson em seu desafio há 8 anos, contribuindo com produtos do Programa Construindo Plantas e nossa consultoria especializada", afirma José Ovídio Bessa, presidente da Aminoagro e Dimicron.

Muito além do impacto visual e da curiosidade, a Dimicron expõe a planta em seu stand para demonstra ao produtor que a soja é uma planta que tem um grande potencial de desenvolvimento, desde que seja cultivada do modo adequado.

Um estudo feito pela Dimicron na safra 2014/2015 em mais de 60 propriedades em várias localidades do Rio Grande do Sul apontou que o Programa Construindo Plantas (PCP), com seu sistema de nutrição e estimulação foliar associado ao uso de sementes de sementes de mais alto vigor e alto vigor, ampliou na média a produtividade por hectare em mais de cinco sacas. O mesmo estudo apontou, no ponto máximo, produtividade adicional acima de 13 sacas de soja por hectare.

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco