Especial Expodireto: FecoAgro/RS e Emater assinam termo de cooperação para certificações

Cooperativas associadas da entidade serão beneficiadas com serviços de classificação de produtos e certificação de armazéns

09.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) e a Emater/RS assinaram na manhã desta quarta-feira, dia 9 de março, Termo de Cooperação Técnica relativo à prestação de serviço de classificação de produtos vegetais, controle da qualidade no embarque e desembarque destes produto, classificação no recebimento de safra, avaliação da conformidade treinamentos e certificação de unidades armazenadoras. O ato ocorreu durante a Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque (RS).

O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, lembrou que dos cerca de 300 mil produtores associados das cooperativas, grande parte está ligada à agricultura familiar. Reforçou que um dos grandes projetos desta gestão da entidade é a assistência técnica. "Por este caminho vamos levar o produtor a gerar resultado com desenvolvimento e sustentabilidade. Acreditamos que estas ações sistêmicas da Emater com o sistema cooperativo só vão trazer benefícios ao setor", ressaltou.

Para o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, o projeto vai integrar as cooperativas com a assistência técnica oferecida pelo Estado, concentrando esforços e otimizando recursos. "Atendemos mais de 200 mil famílias, quantas são as mesmas? Temos que otimizar e potencializar estas ações conjuntas com as cooperativas", salientou.

O secretario de Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, e o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, assinaram o documento como testemunhas. O Termo de Cooperação Técnica abrange todas as cooperativas que são associadas da FecoAgro/RS.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024