NOTÍCIAS

Especial Expodireto: Laboratórios da UPF levam seus serviços à feira

  • 02/03/2016 |
  • UPF

Foto: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) estará presente na Expodireto Cotrijal 2016, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro. No estande institucional da UPF, estarão disponíveis informações sobre diferentes cursos de graduação e pós-graduação, serviços, setores e laboratórios, em uma área superior a 1,2 mil metros quadrados. Dentre os serviços apresentados, estarão os laboratórios de Solos, Biotecnologia e Sementes.

Laboratório de Biotecnologia Vegetal

O Laboratório de Biotecnologia Vegetal levará para a Expodireto tipos diversificados de batatas. Na oportunidade, serão divulgadas as atividades desenvolvidas pelo laboratório, que desenvolve diversas pesquisas. Haverá demonstração de plantas e tubérculos de batatas e mostra do processo de cultivo em sistema de hidroponia. Ainda, o laboratório oferecerá uma palestra com o tema “Transgenia na luta contra insetos pragas", com a professora Magali Ferrari Grando, que explanará sobre produção de plantas transgênicas e desenvolvimento de novos produtos tecnológicos para resistência a insetos pragas de milho. A palestra acontece na quarta-feira, dia 9 de março, às 15h, no estande da UPF na Expodireto.

Laboratório de Análises de Solos

O Laboratório de Análises de Solos, Adubos, Plantas e outros materiais (Labsolos), da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), prestará diversas informações durante o evento. O laboratório realizará atendimento ao público, com esclarecimentos sobre as análises realizadas, distribuição de material informativo e de embalagens para coleta de solo. Haverá exposição de amostras de solo e também de adubos, com orientações sobre a coleta e a qualidade de fertilizantes.

Laboratório de Análise de Sementes

O Laboratório de Análise de Sementes (LAS) estará presente na Expodireto apresentando os serviços prestados. Os visitantes poderão conhecer amostras de sementes de diferentes espécies, receber orientação sobre testes de germinação e vigor em sementes de soja e trigo e esclarecer dúvidas referentes à qualidade de sementes e aos serviços oferecidos. Além disso, serão distribuídas amostras de sementes de aveia de cultivares do Programa de Pesquisa de Aveia da FAMV/UPF e repassadas orientações sobre as cultivares de aveia. O LAS é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e é o primeiro laboratório de prestação de serviços em sementes no Brasil a receber a acreditação do INMETRO.

Expodireto

A Expodireto Cotrijal acontece de 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque. Além dos laboratórios, entre os setores representados na Feira, estarão o Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), o Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), o Hospital Veterinário, o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e o Serpentário.

ver mais notícias