Especial Expodireto: Massey Ferguson investe em tecnologia no campo

Produtos voltados à agricultura de precisão garantem menos custos operacionais e mais produtividade

09.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Augusto Pigini

A Massey Ferguson apresentará na Expodireto Cotrijal 2016, feira realizada na cidade gaúcha de Não-me-toque, seu portfólio de serviços especializados em agricultura de precisão.

Entre os destaques da marca para o segmento está a estratégia Fuse, que permite, por meio da conectividade sem fio e serviços de diagnóstico e otimização, o gerenciamento perfeito de toda a frota de máquinas agrícolas, a integração e a melhor utilização de recursos. “Os produtores rurais podem fazer melhorias na gestão de seu negócio e se comunicar com os equipamentos em campo, independentemente da marca”, Rafael Antônio Costa, gerente de marketing de produto ATS da AGCO.

A estratégia Fuse conta também com um moderno programa de monitoramento e consultoria, possibilitando que as concessionárias da Massey Ferguson permaneçam em constante contato com os produtores, a fim de ajudá-los a tomar as decisões mais precisas durante todo o ciclo produtivo.

“A proposta da estratégia Fuse é transformar as atuais práticas usadas na operacionalização dos processos de cultivo, a partir do uso integrado de soluções tecnológicas aplicadas ao conceito de agricultura de precisão, levando à redução de custos de produção e aumento da eficiência e rentabilidade”, ressalta Costa.

Tecnologia no campo

Auto-Guide 3000

O piloto automático Auto-Guide 3000 é guiado por satélite e, devido à sua precisão, reduz custos, aumenta a produtividade da lavoura, diminui a fadiga do operador e evita falhas ou sobreposições no trajeto das máquinas durante o trabalho no campo. O equipamento, que pode ser instalado em tratores, colheitadeiras e pulverizadores, oferece até três níveis de precisão: centimétrico (que, por meio de sinal RTK, consegue uma precisão de até 2,5 cm na passagem dos maquinários); decimétrico (até 10 cm de precisão na passada) e submétrico (20-40cm de precisão entre passadas). Todos os comandos são executados no monitores C1000, C2100 ou C3000 instalados na cabine da máquina. Com tela touchscreen de 12,1 polegadas, a interface é de fácil manuseio, com navegação simplificada e intuitiva.

AgCommand

O sistema de telemetria da Massey Ferguson, AgCommand, é o responsável pela coleta automática das informações da máquina durante a operação e pelo envio de dados via sinal de telefonia celular para um servidor. Com este produto, o agricultor tem total controle do desempenho dos maquinários, pois pode acompanhá-los via website ou aplicativo em tempo real.

Fieldstar

Essencial para quem trabalha com os conceitos da agricultura de precisão, o Fieldstar, da Massey Ferguson faz o mapeamento mecanizado da produtividade. O sistema, que conta com sensores, receptor GPS e um terminal de interface com o usuário, permite que os dados de colheita sejam armazenados em um dispositivo móvel. Assim, ao executar a operação de colheita, os sensores de produtividade e umidade fazem a leitura de acordo com as condições da lavoura, possibilitando gerenciar os dados e o mapeamento de toda a colheita.

Go-Task

Durante a Expodireto Cotrijal 2016, a Massey Ferguson apresentará com destaque o aplicativo Go-Task, criado para facilitar o gerenciamento de dados de máquinas agrícolas, aumentando a segurança e reduzindo o tempo e os esforços necessários para transferi-los. Isto porque este recurso transfere informações diretamente das máquinas para os smartphones ou tablets (e vice-versa), sem a necessidade de conexão de fios ou mesmo de internet: basta a proximidade do aparelho com a máquina agrícola para que os dados sejam enviados.

A tecnologia de comunicação é altamente segura e promete agilizar a rotina de técnicos e chefes de colheita, garantindo que os processos de gerenciamento de dados sejam realizados de forma rápida e sem risco de perdas ou transferência incompleta.

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco