Especial Expodireto: Perdas nas culturas de inverno reforçam importância do seguro rural

Dados da Tovese apontam que 73% das lavouras contratadas na última safra tiveram ocorrências de sinistros

03.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

A formação de geadas e o grande volume de chuvas registrados em setembro trouxeram sérios problemas para as lavouras de culturas de inverno no Rio Grande do Sul na última safra. Os problemas climáticos, como o granizo, causaram grandes danos nas lavouras de trigo, cevada, canola e aveia. No somatório, os dois últimos períodos foram de perdas para os produtores rurais.

Os eventos do clima trouxeram também um grande número de ocorrências de sinistros. Só no que diz respeito aos seguros realizados com a Tovese Corretora de Seguros, 1,3 mil pedidos foram encaminhados, o que representou 73% das propostas contratadas pelos produtores. "Nos dois últimos anos tivemos muitos sinistros nas lavouras de trigo. Mas o produtor não pode deixar de plantar e dar cobertura para a terra durante o inverno. As culturas de inverno como o trigo, aveia, cevada e canola são alternativas disponíveis no mercado", afirma o diretor da Tovese, Otávio Simch.

A empresa estará participando da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, de 7 a 11 de março de 2016. O tema do seguro rural será um dos grandes assuntos do evento, inclusive com a realização de uma audiência pública do Senado Federal na sexta-feira, dia 11 de março, à tarde. No Brasil, apenas 14% da área total é segurada, enquanto nos Estados Unidos este índice é de 92%. "Estaremos novamente na Expodireto para falar sobre as novidades do seguro e sobre a importância do seguro rural para o produtor. Pensamos na evolução. O produtor busca tecnologias e manejo, mas a proteção é um item fundamental neste processo de construção das lavouras", observa Simch.

Durante a Expodireto, a Tovese Corretora de Seguros, que em 2016 completa dez anos de atuação no mercado de seguro agrícola privado no Brasil, sendo a pioneira neste segmento, vai anunciar novos programas especialmente para as culturas de inverno.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024