Especial Expodireto: Soja será novamente o grande destaque da safra gaúcha de grãos

Cenários e tendências técnicas e econômicas estarão em debate no Fórum Nacional da Soja dentro da Expodireto Cotrijal

02.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

Mais uma vez a soja será o grande destaque da safra gaúcha de grãos de verão. A expectativa é que a produção da oleaginosa mantenha-se na casa das 15 milhões de toneladas colhidas no Rio Grande do Sul. Apesar das chuvas em excesso, especialmente na Metade Sul, no final de 2015, e da falta de precipitações no mês de janeiro, a avaliação é que a cultura vem se desenvolvendo de forma satisfatória.

De acordo com o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, o mês de fevereiro foi de chuvas fartas e bem distribuídas, além do calor, fazendo com que o clima auxiliasse na recuperação das culturas. "Novamente teremos um cenário positivo da colheita de soja no Rio Grande do Sul. Hoje temos uma perspectiva de pelo quarto ano consecutivo de boa safra depois da frustração em 2012 por causa da estiagem, onde colhemos apenas 6 milhões de toneladas do grão", afirma.

Este cenário estará em discussão na vigésima-sétima edição do Fórum Nacional da Soja, na manhã do dia 8 de março, durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). O evento, de organização da FecoAgro/RS em conjunto com a CCGL e a Cotrijal, mantém a metodologia adotada de discutir três pilares importantes para o produtor rural: tendências técnicas, macroeconomia e comercialização.

O fórum será aberto com a palestra do professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Paulo Dejalma Zimmer, que vai falar sobre a “Construção de Lavouras Campeãs através da Semente”. O especialista é o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da universidade, "A semente se tornou o principal insumo da lavoura. Por meio da biotecnologia é que estamos ampliando tolerância nas plantas como resistência à insetos e até à seca. A semente de qualidade se tornou um insumo fundamental", destaca Pires.

Na segunda parte o assunto será o cenário econômico brasileiro e as perspectivas futuras para a economia com o gerente de Análise Econômica do Banco Cooperativo Sicredi, Pedro Lutz Ramos. Na avaliação do presidente da FecoAgro/RS, o setor agropecuário também precisa estar por dentro dos cenários atuais e refletir sobre os impactos na atividade. "Hoje vivemos com indefinições e perda de grau de investimentos. É um assunto pertinente a todos os setores da sociedade e o agronegócio não poderia ser diferente", observa.

Finalizando o fórum, o mercado da soja, será o assunto da palestra com o sócio-diretor do Grupo Agroconsult, André Pessôa. Na expectativa de Pires, o terceiro debate é um dos mais esperados visto que os sojicultores precisam planejar a comercialização. Cita como exemplo o milho, que teve um cenário inesperado no momento da colheita do grão. "Temos que estar preparado esperando o inesperado. Não existe uma grande perspectiva de grandes avanços no cenário mundial, mas o cenário é de normalidade. No milho iniciamos o plantio com R$ 22,00 a saca e hoje na colheita comercializamos em torno de R$ 40,00 a saca, um acréscimo de 80%", lembra o dirigente.

Informações e inscrições para o Fórum Nacional da Soja podem ser obtidas no site da Expodireto Cotrijal: www.expodireto.cotrijal.com.br.

Confira a programação

8h - Credenciamento

9h - Abertura

Nei Mânica - Presidente da Expodireto Cotrijal

Caio Vianna - Presidente da CCGL/Termasa-Tergrasa

Paulo Pires - Presidente da FecoAgro/RS

09h15min - Palestra Construção de Lavouras Campeãs através da Semente

Palestrante: Paulo Dejalma Zimmer - Professor da Universidade Federal de Pelotas

Moderador: Antonio Eduardo Loureiro da Silva - Diretor Administrativo da Apassul

10h25min - Palestra Cenário Econômico e Perspectivas

Palestrante: Pedro Lutz Ramos - Gerente de Análise Econômica do Banco Cooperativo Sicredi

Moderador: Caio Vianna - Presidente da CCGL/Termasa-Tergrasa

11h15min - Palestra Perspectivas do Mercados da Soja

Palestrante: André Pessôa - Sócio-Diretor do Grupo Agroconsult

Moderador: Paulo Pires - Presidente da FecoAgro/RS

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024